O governador do Ceará, Elmano de Freitas, intensifica sua articulação em Brasília para garantir apoio do governo federal às medidas emergenciais adotadas pelo Estado em resposta ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
Em agenda oficial nesta semana, Elmano participa de reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para apresentar as ações já implementadas e solicitar suporte financeiro e institucional da União.
SOBRETAXA
A sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros tem gerado forte impacto em setores estratégicos da economia cearense, como castanha de caju, pescado, calçados e frutas, atingindo em cheio as exportações e acendendo o alerta entre empresários e trabalhadores que temem demissões e fechamento de plantas produtivas.
Elmano reforçou que o governo estadual agiu com agilidade ao aprovar, por meio da Assembleia Legislativa, um pacote de incentivos e linhas de crédito para mitigar os efeitos da crise.
O governador ressaltou que é fundamental a união de esforços entre estados e governo federal para preservar a atividade econômica e os milhares de empregos em risco. A expectativa é de que novas medidas federais sejam anunciadas nos próximos dias como resposta à mobilização cearense.
