O município de Araripe recebeu nesta sexta-feira (29), o Selo de Equidade de Gênero e Inclusão 2025/2026, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres. A cerimônia, que marcou a primeira edição de entrega, foi realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a presença de autoridades, representantes das instituições e beneficiárias do projeto Empodera.
O Selo, que conta com três categorias (Ouro, Prata e Bronze), certifica e reconhece empresas e organizações da sociedade civil e do setor público que desenvolvem, de forma contínua, projetos e programas voltados para a promoção da igualdade de gênero e inclusão social.
Araripe mais justo e inclusivo
Para o governador Elmano de Freitas, iniciativas como o Selo contribuem para a transformação da sociedade, garantindo inclusão e proteção às mulheres e a outros grupos vulneráveis na sociedade. “As mulheres Araripenses são as protagonistas dessa conquista. Estamos lutando para que a sociedade faça justiça às pessoas que são a maioria: as mulheres”, pontua, destacando o município de Araripe por essa conquista.

A vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, defende o papel estratégico e da responsabilidade social das empresas. “São empresas que, além da função social de gerar empregos e movimentar a economia, têm desenvolvido projetos como, por exemplo, a ampliação das licenças maternidade e paternidade, oferta de locais adequados para amamentação, além outras iniciativas relacionadas a percentuais de cargos de liderança ocupados por mulheres”, pontuou.
A secretaria de assistência social do município de Araripe Elaine Cristina, enfatizou que o Empodera é um dos projetos do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), sendo direcionado a mulheres de 18 a 55 anos, em situação de violência doméstica e familiar, que residem em territórios vulneráveis. Conforme ela, foi dentro de deste contexto que o nosso projeto foi selecionado pelo Governo do Estado, em função das nossas ações e metas estabelecidas e hoje fomos agraciados com essa premiação, destacou ela.
O Empodera se divide em três fases: Fortalecimento Emocional, Empoderamento Econômico e Incubadora.

A secretária das Mulheres, Lia Gomes, destaca o fortalecimento de políticas públicas para que as mulheres cearenses tenham proteção e conquistem autonomia, que é fundamental para romper o ciclo da violência doméstica. “Trabalhamos essa questão com o empreendedorismo. Em 2025, o Ceará Credi vai investir R$62 milhões para que mulheres abram pequenos negócios. Também investimos em cursos de capacitação em diversas áreas”, ressalta. e nesse patamar o município de Araripe, tem se destacado com a politica voltada para essas mulheres, estimulando cada vez mais as mulheres se tornaram independentes.

