
A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta quinta-feira (24/07), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. Trata-se do maior lote da história em número de contribuintes, contemplando 7,2 milhões de brasileiros. O montante a ser pago ultrapassa os R$ 10 bilhões, o que também o torna o segundo maior em valor total já liberado.
O pagamento será creditado no próximo dia 31 de julho, diretamente na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. A consulta pode ser feita por meio da página oficial da Receita Federal na internet, na seção “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo disponível para tablets e smartphones. A liberação é válida para os contribuintes que estiverem fora da malha fina.
Do total de contribuintes beneficiados, mais de 6,3 milhões utilizaram os dois recursos que passaram a conferir prioridade na restituição este ano: a declaração pré-preenchida e a opção de recebimento via Pix. Apesar de não estarem incluídos nas categorias legalmente prioritárias, esses contribuintes passaram a ter vantagem no cronograma de reembolsos como forma de incentivo à adesão aos serviços digitais da Receita.
Além deles, também estão contemplados no lote 755.978 contribuintes sem prioridade legal; 83.575 pessoas com idade entre 60 e 79 anos; 35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério; 15.988 idosos com mais de 80 anos e 11.298 pessoas com deficiência física, mental ou com doenças graves.
Para os que não estiverem na lista atual, a orientação da Receita é acessar oC entro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso alguma pendência seja identificada, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar a liberação em um dos dois lotes restantes, a serem pagos até o fim do ano.
O calendário de restituições deste ano segue marcado por um volume recorde de valores devolvidos e por um número crescente de contribuintes que se beneficiam de processos digitais. Para a Receita Federal, os números demonstram a eficácia das medidas de modernização e transparência adotadas nos últimos anos.