
No próximo domingo (6) o Partido dos Trabalhadores (PT) realiza o seu Processo de Eleição Direta (PED 2025). Os filiados do partido votarão para eleger as novas direções partidárias nos níveis nacional, estadual e municipal. Em Fortaleza, a votação acontecerá entre 9h e 17h, em 16 locais de votação distribuídos pela cidade.
De acordo com o atual presidente do PT Fortaleza, o deputado estadual Guilherme Sampaio, entre 6 mil e 10 mil filiados devem comparecer às urnas na eleição interna do partido. Estão aptos a votar todos aqueles filiados até a data de 28 de fevereiro de 2025. O PT é o único partido político no Brasil que escolhe sua direção por meio de uma eleição interna.
“O PED 2025 apresenta um PT vivo, capaz de ouvir suas bases e se reinventar, para que possamos seguir esse caminho vitorioso, através de uma gestão democrática e próxima de suas bases, que promova a unidade partidária para enfrentar e derrotar a extrema direta em 2026”, afirma Guilherme Sampaio.
Após o fim da votação, as urnas serão encaminhadas à sede do PT Ceará, no Benfica, onde os resultados serão computados. A totalização dos votos poderá se estender pela noite de domingo (6) e madrugada de segunda-feira (7). Em seguida, será feita a divulgação oficial dos resultados da eleição na sede do partido, sob coordenação do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE).
CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO PT NO PED 2025
No PED 2025, o PT vai eleger novos presidentes e chapas para as direções nacional, nos estados e municípios. Na esfera nacional, os candidatos à presidência do PT são: Edinho Silva (180); Valter Pomar (120); Rui Falcão (130); e Romênio Pereira (150).
No âmbito estadual, disputam a presidência o atual dirigente Antônio Filho, o Conin (380), com apoio dos campos Popular e Democrático, e a vereadora Adriana Almeida (300), representando o Campo de Esquerda e o DAP.
Para a presidência municipal, os candidatos são: Antônio Carlos (560), apoiados pelo Campo popular e Campo democrático; Mari Lacerda (590), representando o Campo de Esquerda; e Eudes Baima (510), representando o DAP.