A Expocrato 2025 começou com grande movimentação já neste dia 11 de julho, data de abertura do maior evento agropecuário do Norte e Nordeste. Visitantes de diversas localidades começaram a lotar o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, atraídos pela variedade de atrações como a feira agropecuária, estandes comerciais e institucionais, feira de artesanato, agricultura familiar, casa de farinha, engenho de rapadura, entre outros. A busca por produtos como beiju, tapioca, rapadura e caldo de cana já forma filas, demonstrando o sucesso das tradições populares.
Os estábulos e baias estão ocupados com rebanhos bovinos, ovinos e caprinos prontos para comercialização. Crianças se divertem nos passeios de pôneis e o parque de diversões já está em funcionamento. No espaço popularmente conhecido como “infernim”, as barracas de comidas e bebidas estão preparadas para receber o público. De acordo com o coordenador do Grupo Gestor da Expocrato, Pedro Maia, a expectativa é que o evento movimente mais de R$ 100 milhões em negócios ao longo dos dias.
O Banco do Brasil, Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal estão presentes com linhas de financiamento voltadas aos produtores e expositores. Estima-se que mais de 60 mil pessoas circulem diariamente pelo evento, o que reforça a importância da Expocrato para a economia e cultura regional. Para garantir a segurança, o local conta com efetivo reforçado da Polícia Militar, Polícia Civil, cavalaria, Guarda Municipal, seguranças privados e agentes do Demutran organizando o trânsito nas vias de acesso.
A abertura oficial da Expocrato 2025 acontecerá no próximo domingo (14), às 17 horas, com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro da Educação Camilo Santana (PT), do secretário estadual de Desenvolvimento Agrário Moisés Braz, do prefeito do Crato André Barreto (PT), além de deputados, prefeitos da região e diversas autoridades. A expectativa é de um grande evento que reconhece à força do agronegócio cearense.


.jpg)

