Iguatu : Estudantes criam startup acompanhada por aceleradora nacional

Blog do  Amaury Alencar
0


 O projeto Pá Riba, idealizado e desenvolvido por estudantes em curso técnico do Senac Iguatu, ultrapassou os limites do ambiente escolar e conquistou espaço no ecossistema de inovação. A iniciativa transformou-se em uma startup promissora, atualmente acompanhada pela CriarCE, primeira aceleradora de hardware do Brasil, promovida pelo Governo do Estado do Ceará.

Trata-se de um dispositivo tecnológico sustentável, criado pelos estudantes, Maria Clara e Rubens Rian, do curso técnico, para medir o nível da água em poços artesianos, especialmente nas regiões do semiárido nordestino. Felipe Neris, orientador do trabalho, revelou que a ideia é genial.

De acordo com o professor Felipe, o ‘Pá Riba’ é uma solução acessível e inteligente, que poderá auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade hídrica no semiárido, principalmente agricultores familiares no controle do uso da água armazenada, evitando desperdício fugindo da escassez.

O aparelho, que funciona com baterias guiado por sinal semelhante a ondas de rádio, possui um display informativo guiado por três sensores (verde, amarelo e vermelho), que permite visualizar o nível da água disponível no poço. O verde indica nível máximo, amarelo, nível médio e vermelho, nível baixo crítico. A ideia original do dispositivo é usar os dados para planejar melhor o consumo doméstico e as práticas agrícolas, contribuindo para uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos.

Impacto social e ambiental

Ainda conforme Felipe Neris, o projeto está ganhando reconhecimento como uma iniciativa inovadora de grande impacto social e ambiental. A informação mais animadora é que o projeto foi aprovado na seletiva do edital do Governo do Estado do Ceará, para desenvolvimento de startup através da Secretária da Ciência, e Inovação. Isso permitirá aos estudantes receber todo apoio do governo para desenvolver o produto e colocar no mercado.

O sucesso do Pá Riba demonstra o poder transformador da educação profissional aliada ao empreendedorismo e à tecnologia. A escolha do nome ‘Pá Riba’ tem a conotação de algo ‘pra cima’, uma somatória de forças, criativa, empreendedora, tecnológica e educacional, cujo resultado aponta para melhorias da qualidade de vida das famílias do sertão.

                                         Jornal a Praça 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)