
A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Marta Maria Giffoni de Sousa, localizada em Acaraú, teve a média de 912,09 na nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e sagrou-se entre as melhores escolas públicas do país neste quesito. As informações sobre as médias na prova escrita compõem microdados que foram disponibilizados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC).
Todos os 175 alunos matriculados na 3ª série da unidade de ensino em 2024 inscreveram-se no Enem e realizaram a prova de redação. No último levantamento feito pela escola, do total de alunos egressos da instituição em 2024, 137 estão cursando o Ensino Superior atualmente.
Rosilane Costa, coordenadora da área de Linguagens e do RedLab – Projeto Laboratório de Redação da escola, explica que os resultados na prova escrita do Enem são frutos de um trabalho em equipe, em que há gestão participativa e engajamento coletivo da comunidade escolar.
“Os resultados alcançados em redação traduzem a essência da escola pública cearense. Escola esta que tem uma proposta pedagógica consolidada, um corpo docente engajado e, sobretudo, um sonho dos estudantes em chegar à nota 1.000 em redação. Todos almejamos fazer uma escola de qualidade, alicerçada nos princípios da equidade e que garanta, de fato, uma aprendizagem significativa”, afirma.
O Projeto RedLab é formado pelos professores de Língua Portuguesa da escola, que estão à frente de oficinas de redação e de projetos de fortalecimento da leitura e da escrita. Além destes, gestores, diretores de turma, professores da base técnica e da base comum também auxiliam diretamente no sucesso da ação. O trabalho tem como base a formação continuada de professores corretores e estudantes mentores de redação. Nessa iniciativa, a gestão, juntamente com os professores de Língua Portuguesa, é responsável por conduzir os encontros formativos.
Estratégia por etapas
Para a 1ª série do Ensino Médio, o RedLab proporciona oficinas semanais de redação com foco na estrutura, construção argumentativa, estudos de caso, escrita e reescrita, entre outras ações. Há, ainda, os projetos Círculos de Leitura, do Instituto Braudel; e o Litera Giffoni, que proporciona o compartilhamento de leituras feitas pelos alunos.
Na 2ª série, as oficinas de redação são intensificadas e voltadas para a construção argumentativa, a partir da contextualização, problematização e interdisciplinaridade. As atividades visam à construção de repertórios, ao conhecimento do texto dissertativo-argumentativo e às cinco competências da redação do Enem (domínio da norma culta da língua portuguesa; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diferentes áreas do conhecimento; organização e defesa de argumentos; conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção que respeite os direitos humanos). Ainda na 2ª série, os estudantes são incentivados a realizar a prova do Exame como treineiros.