
O ex-senador Tasso Jereissati é o idealizador e mentor da filiação do ex-presidenciável Ciro Gomes ao PSDB e o quer como candidato ao Governo do Estado em 2026. A cúpula nacional do PSDB, de acordo com registro do jornalista Lauro Jardim (O Globo), recebeu Ciro para um almoço em Brasília.
A volta de Ciro Gomes ao PSDB tem o mesmo padrinho que o conduziu, no final dos anos 80, ao ninho tucano: Tasso Jereissati. Os dois tem uma convivência política de três décadas, com a relação iniciada em meados dos anos 80, consolidada na década de 90, quebrada em alguns momentos e, agora, recuperada.

Segundo a nota do colunista do Jornal O Globo, atualizada no início da noite desta terça-feira (15), ‘’Ciro Gomes está cada vez mais próximo do PSDB. Levado por Tasso Jereissati, almoçou em Brasília com o alto-comando do partido’’.
O jornalista de O Globo registra, ainda, que à mesa, além de Tasso, estavam Marconi Perillo, Aécio Neves e o líder do PSDB na Câmara, Adolfo Viana. Ao final da nota, o jornalista crava o destino do ainda pedetista Ciro Gomes. ‘’Sua filiação deve acontecer entre agosto e setembro. Ciro possivelmente será candidato ao governo do Ceará em 2026’’.
Encontro em Fortaleza
A notícia dada pelo jornalista Lauro Jardim era publicada no mesmo horário em que Tasso recebia, em seu escritório, na Torre Empresarial Iguatemi, em Fortaleza, deputados estaduais do PDT, União Brasil e PL. Os dissidentes do PDT estão de saída da sigla e irão acompanhar o destino partidário de Ciro Gomes.
Mais cedo, em entrevista gravada para o Jornal Alerta Geral, o deputado estadual Cláudio Pinho (PDT) disse que, no cenário pré-eleitoral de 2026, há uma certeza: a união de todos os partidos de oposição. Pinho afirmou, ainda, que a chapa ao Governo será encabeçada por Ciro, tendo Roberto Cláudio como candidato a vice-governador.