
Reconhecido mundialmente pelas condições ideais de vento e clima, o Ceará se firmou como um dos principais destinos para a prática do kitesurfe. O litoral do estado atrai não apenas atletas profissionais de alto rendimento, mas também celebridades e turistas que buscam lazer, aventura e contato com a natureza.
A presença constante dos ventos alísios entre os meses de julho e dezembro, que variam de 30 km/h a 70 km/h, transformam, o céu cearense em um espetáculo de cores, com as velas dos praticantes tomando conta da paisagem. Diversas praias oferecem as condições ideais para o esporte, sendo algumas delas verdadeiros polos de kitesurfe, como Praia do Futuro, Porto das Dunas, Jericoacoara, Preá, Cumbuco, Fortim e Guajirú.
Além da natureza privilegiada, o Ceará conta com uma estrutura de alto padrão com centros especializados que atendem desde iniciantes até atletas experientes. Escolas com instrutores certificados, aluguel de equipamentos e suporte técnico estão à disposição em várias regiões.
Eventos esportivos
Um dos destaques do calendário esportivo é o Molokabra, evento inspirado nas tradicionais provas do Havaí que acontece nos dias 22 a 31 de Agosto e reúne diferentes modalidades como kitesurf, kitefoil, wing foil, paddleboard, SUP foil, surfski e canoa havaiana. Na edição de 2024, a competição atraiu mais de 300 atletas de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal e representantes de seis países. A delegação francesa foi uma das maiores, com mais de 20 competidores.
Já em outubro, o litoral do Ceará será palco da segunda etapa da competição Sol Sertões Kitesurf 2025, que acontece nos dias 22 a 25 de outubro, considerado o maior rally de kitesurf do planeta. O evento promete reunir turistas, atletas e apaixonados pelo esporte em uma programação que une adrenalina, natureza e experiências inesquecíveis.
Com sede na @p5_kitehouse, beach club localizado em Fortaleza, a competição vai além das disputas esportivas. A estrutura completa do local, que mistura gastronomia, entretenimento e contato com o mar, será o ponto de encontro para os participantes e público durante os dias do evento.
Aberto a todos os níveis, o Sol Sertões Kitesurf também oferece aulas, downwinds adaptados, clínicas com atletas experientes, além de pacotes com hospedagem e transporte incluídos. A entrega dos kits e o registro oficial dos participantes ocorrerão no dia 21 de outubro.
As inscrições já estão abertas pelo site da Ticket Sports e podem ser realizadas com valor promocional de primeiro lote. A expectativa é de que esta quinta edição reúna centenas de praticantes em uma verdadeira celebração do esporte, do vento e da vibe solar cearense.
Data oficial no Ceará
Reconhecendo a importância do esporte para o turismo, a economia e a identidade do estado, a Assembleia Legislativa do Ceará instituiu em 2018, por meio de uma lei, o Dia Oficial do Kitesurf e do Kitesurfista, celebrado anualmente em 1º de agosto. A data valoriza não só os atletas, mas também a cadeia produtiva e turística envolvida no setor.
Por Ismael Azevedo