O prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade Werton (PT), realizou na manhã desta última quarta-feira (11), uma visita institucional à Senckenberg Society for Nature Research, em Frankfurt, na Alemanha. A instituição é uma das mais respeitadas entidades científicas do mundo em estudos naturais. A agenda internacional marca o início de um promissor diálogo entre Brasil e Alemanha, com foco na cooperação turística e científica, especialmente em torno do patrimônio fossilífero do município cearense.
Os fósseis de Santana do Cariri, que já integram o acervo do museu alemão, foram ponto central das conversas. A presença dessas relíquias naturais na instituição reforça o potencial do município como referência mundial na paleontologia, abrindo portas para intercâmbios de pesquisa, exposições internacionais, projetos conjuntos e novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região.
Durante a visita, o prefeito Samuel Cidade destacou que a valorização da ciência e do turismo é um caminho estratégico para ampliar a visibilidade de Santana do Cariri no cenário global. "Estamos conectando saberes, fortalecendo laços e projetando a nossa cidade para o mundo. A ciência e o turismo de Santana ganham ainda mais força quando estabelecemos pontes como essa", afirmou o gestor.
A aproximação com a Senckenberg Society representa um marco na política de internacionalização das potencialidades culturais e científicas do Cariri cearense. A expectativa é de que, nos próximos meses, novas ações sejam firmadas para consolidar essa cooperação e transformar o patrimônio paleontológico de Santana do Cariri em uma vitrine internacional de conhecimento, preservação e desenvolvimento.
Jornalista Amaury Alencar
