
Ação conjunta reforça segurança na cidade e na zona rural com foco na prevenção de crimes e combate à poluição sonora
Uma grande operação de segurança pública foi deflagrada nesta sexta-feira (13) no município de Mauriti, no Cariri cearense. Denominada “Saturação em Integração”, a ação envolveu uma força-tarefa coordenada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da 2ª Companhia do 2º Batalhão, com participação do Policiamento Ostensivo Geral, Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN).
O principal objetivo da operação foi o combate à poluição sonora, o reforço da presença ostensiva nas ruas e a prevenção de crimes violentos letais intencionais (CVLI) e contra o patrimônio (CVP). As ações foram realizadas de forma simultânea na sede urbana do município e também nos distritos da zona rural, como Palestina e Umburana.
Assista ao vídeo:

Durante a operação, estabelecimentos comerciais foram fiscalizados quanto ao uso de equipamentos sonoros. Os responsáveis foram orientados sobre a necessidade de possuir alvará de funcionamento e autorização para utilização de som, conforme prevê a Lei Federal nº 9.605/1998 e as normas do CONAMA, que regulamentam os limites de emissão sonora. A PM alertou que o uso irregular de som é considerado infração ambiental e pode resultar em autuações, apreensão de equipamentos e até sanções penais.
Ainda como parte das ações da operação “Saturação em Integração”, por volta das 21h desta sexta-feira (13), uma motocicleta Honda/CG 125 Titan, de cor cinza, ano/modelo 1994/1995 e placa FO-372, inscrição de Pau dos Ferros-RN, foi recuperada no bairro Novo Mauriti.
A recuperação ocorreu após uma denúncia anônima, indicando que o veículo havia sido abandonado por um indivíduo preso mais cedo no mesmo dia, durante ação da equipe do CPRAIO Mauriti, por envolvimento com o tráfico de drogas.
A PM constatou que a motocicleta não apresentava queixa de roubo, mas possuía restrições administrativas e placa incompatível com o veículo. O veículo foi recolhido pelo DEMUTRAN, que também integrava a operação, para que fossem adotadas as medidas legais cabíveis.
A Operação “Saturação em Integração” reforça o compromisso das forças de segurança com a ordem pública, a preservação ambiental e o combate à criminalidade, contribuindo diretamente para o aumento da sensação de segurança em Mauriti e região.
Agência Caririceara.com
