Lideranças do MDB abrem debate sobre federação com Republicanos; união das duas siglas fortalece Eunício na corrida ao Senado

Blog do  Amaury Alencar
0




 Lideranças nacionais e regionais do MDB abriram articulações para formação de uma federação com o Republicanos como estratégia para ampliar o número de deputados federais e senadores. A união dos dois partidos, se oficializada, fortalece a pré-candidatura de Eunício Oliveira ao Senado. MDB e Republicanos são aliados ao Governo do Estado no Ceará.

As conversas são conduzidas pelos ministros emedebistas Renan Filho (Transportes) e Jader Filho (Cidades). Renan considera a federação como importante para o MDB manter protagonismo no Congresso Nacional e não descer para a série ‘B’ da política, ou seja, perder força.

O Ministro dos Transportes projeta, ainda, que a união deixará o bloco MDB-Republicanos com quase 100 deputados federais. Cada sigla tem, atualmente, 44 deputados federais, mas a federação atrairá, pelos cálculos das lideranças emedebistas, outros parlamentares. No Senado, a bancada ficaria, com pelo menos, 15 representantes.

NAMORO ABERTO

‘’O namoro entre o Republicanos e o MDB vai muito bem’’, destacou, nesta sexta-feira (6), o ministro dos Transportes, Renan Filho, ao ser questionado sobre as conversas para formação de uma federação entre as duas legendas. Renan aposta no avanço das articulações porque, após a federação União Brasil-PP, outras forças partidárias podem perder protagonismo.

Renan faz ponderações sobre a importância da união das duas legendas: ‘’Eu digo ao MDB e ao Republicanos nas conversas que ou a gente forma uma federação e vamos para próximo de 100 deputados na Câmara e para maior bancada do Senado, ou vamos para a Série B da política’’, enfatiza Renan, ao deixar, ainda, reflexão para os colegas de partido. ‘’Não combina com o MDB ir para Série B, ficar pequenininho, enquanto outros partidos estão crescendo’’.

Para o Ministro das Cidades, Jader Filho, as lideranças do MDB intensificarão os esforços para a federação sair do papel: ‘’Isso será muito importante para os dois partidos. Então, eu me junto à opinião do ministro Renan no sentido de que haja, sim, a federação entre os dois partidos’’, reforça Jader ao defender respeito às questões regionais.

Aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Governador Elmano de Freitas, o presidente regional do MDB e pré-candidato ao Senado, Eunício Oliveira, é um dos defensores da manutenção da aliança nacional e estadual com o PT.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)