Fortaleza : Protagonismo Feminino esteve em pauta no Seminário Prefeitos 2025

Blog do  Amaury Alencar
0

 


Debates em painéis com temáticas diversificadas e visitação aos estandes dividiram o público na programação da tarde desta segunda-feira (16/6), durante o XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2025, no Centro de Eventos do Ceará.

A conselheira do Tribunal de Contas do Ceará, Soraia Victor, mediou o painel “Mulheres no Protagonismo da Gestão”. “Por que discutir essa questão? Somos maioria na população, então temos que ter políticas públicas voltadas a essa maioria.” Soraia Victor apresentou números de estudos como da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o nível de escolaridade feminina, que é superior ao da masculina. “Então, onde melhorar? Por que há desigualdade?”

O painel teve como palestrantes a secretária-executiva de Direitos Humanos do Ceará, Raquel Andrade; a senadora da República, Augusta Brito; a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar; e a secretária das Mulheres de Fortaleza, Fátima Bandeira. As palestrantes abordaram questões sobre o papel da mulher na política, na inovação, na indústria, além da vida privada, dos lares e da maternidade. Elas discutiram, ainda, os desafios da múltipla função feminina e a falta de apoio necessário para exercer suas funções com excelência.


Também foi tema de discussão “Inteligência Artificial na Gestão Pública”, painel mediado pelo coordenador-geral do Instituto Rui Barbosa (IRB), Juraci Muniz. Palestraram sobre a temática o professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Vasco Furtado; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto; o procurador-geral de Justiça, Haley de Carvalho; e o secretário da Ciência e Tecnologia-MCTI, Inácio Arruda.

Visitação aos estandes

Durante os dois dias (16 e 17 de junho) do XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2025, os participantes têm oportunidade de se inteirar sobre produtos e serviços variados, que estão expostos de forma paralela aos painéis.

Apoiadores institucionais do evento, o TCE Ceará, com sua Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC), e o Instituto Rui Barbosa (IRB) compartilham o estande unificado com programação variada. Ações de governança, de sustentabilidade, inovação, capacitação, além do Pacto Cearense pela Primeira Infância são alguns dos serviços divulgados no estante TCE Ceará/IPC e IRB, que também disponibiliza suas publicações.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)