
Mais de dois meses após o prazo anunciado pela Prefeitura do Crato, as obras de reconstrução do Canal do Rio Grangeiro, previstas para começarem em março deste ano, ainda não foram iniciadas. A intervenção é considerada fundamental para solucionar os constantes alagamentos que atingem o Centro da cidade e bairros adjacentes durante o período de chuvas intensas.
Assista ao vídeo:
Segundo o secretário de Infraestrutura do município, Lucas Maximino, o projeto será dividido em três etapas e contará com um investimento total de quase R$ 125 milhões. As duas primeiras fases ficarão sob responsabilidade do Governo do Estado do Ceará, enquanto a terceira será financiada com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
De acordo com a Prefeitura, a demora no início das obras se deve à necessidade de readequações em projetos executivos apresentados pela empresa responsável, após análise técnica da Superintendência de Obras Públicas do Estado (SOP). Apesar disso, a gestão municipal ainda não apresentou um novo cronograma oficial para o início da execução.
A reconstrução do Canal do Rio Grangeiro é considerada uma das intervenções mais importantes para a infraestrutura urbana do Crato. A obra é vista como uma solução definitiva para os transtornos causados pelas grandes cheias que, provocam prejuízos a comerciantes, moradores e ao patrimônio público.
Enquanto isso, a população segue apreensiva com a chegada de novos períodos chuvosos, temendo que os problemas históricos se repitam mais uma vez sem a tão esperada intervenção.
Agência Caririceara.com
