
O programa ‘Enem Não Tira Férias 2025’, ofertado pelo governo do Ceará, foi lançado nesta terça-feira (24) com um aulão inaugural promovido no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza. O evento trouxe alunos de diversas escolas da rede estadual de educação para assistir às aulas das cinco áreas de ensino cobradas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa oferece aos alunos cobertura de conteúdos durante o mês de julho, período de férias. Participaram da cerimônia de abertura o governador do Ceará, Elmano de Freitas, a titular da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Eliana Estrela, entre outras autoridades.
Elmano de Freitas, acredita que os aulões possibilitam a ampliação do acesso dos alunos ao conhecimento, aumentando assim os resultados de ingresso de estudantes da rede estadual de ensino nas universidades públicas, que já são categorizados por ele mesmo como positivos no Ceará. “O programa é para que a gente possa estimular todos os nossos alunos a cultivar o seu sonho de ingressar no ensino superior, é por isso que o Ceará tem a cada ano aumentado o número de alunos (entrando nas universidades por meio do Enem). Em 2023 foram 22.531 alunos (ingressantes), em 2024 foram 24.413 alunos ingressando no ensino superior e isso nos dá muito orgulho.”
O programa irá ofertar aos alunos aulas de 1º a 18 de julho. Os estudantes terão acesso a videoaulas, podcasts e materiais de apoio para realização das provas, além de apoios e correções para redações, um dos pontos altos do Enem. A iniciativa integra o projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, que consiste em um conjunto de ações para facilitar o acesso dos estudantes do ensino médio, voltado para a 3ª série, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao sistema do Enem. O suporte ofertado vai de auxílio com a inscrição, isenção, passando pela garantia dos documentos necessários para inscrição na prova, além da preparação e acompanhamento no dia de aplicação das provas.
Eliana Estrela, ressalta que o programa fortalece uma série de iniciativas estaduais que já existem para apoiar os alunos no Enem. “Desde o início das aulas que nós só falamos no Enem, respiramos Enem nas nossas escolas. Desde tirar a documentação, procurar ali o RG, o CPF, isenção para o Enem, que nós conseguimos, inscrição. Aí vem o Enem Não Tira Férias, alunos todo ano, estímulo para redação com correções dos textos também e claro, o dia D, que nós estamos lá os dois domingos com todos os professores, professoras, diretores, naquele abraço caloroso. A mensagem do nosso governador é que acredita no potencial dessa juventude que ingressa nas nossas universidades.
Valorização
dos professores
Durante a cerimônia, enquanto os alunos celebravam a presença de alguns professores que estavam ministrando as aulas, o governador Elmano de Freitas aproveitou o momento para celebrar os profissionais da educação. “Nós temos muito orgulho do corpo docente que temos na Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Efetivamente com plano de carreira, concurso, valorização do magistério, nós temos na nossa rede os melhores professores que poderíamos ter na rede pública do Ceará”, disse.
Rememorando um assunto abordado em abril, em relação ao impacto que a qualificação dos professores da rede estadual tem nos resultados dos alunos no Ceará, Freitas comentou sobre os professores mestres, doutores e especialistas. “Dias atrás nós estávamos analisando, nós temos 25 doutores de matemática, nós temos centenas de mestres em matemática. Portanto, nós temos muitos professores mestres, especialistas e doutores, ou seja, a qualificação do magistério do Ceará nos dá muito orgulho.”
Por Hyago Felix