Enem 2025 terá pré-inscrição automática para alunos do 3º ano do ensino médio público

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Todos os alunos do 3º ano do ensino médio matriculados em escolas públicas serão automaticamente pré-inscritos no Enem 2025, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana.

O titular da pasta afirmou, nas redes sociais, que, quando esses estudantes realizarem a inscrição, as informações já estarão pré-preenchidas.

Com isso, o participante deverá confirmar apenas a participação e escolher o idioma da prova de língua estrangeira, entre inglês espanhol.

Outra mudança anunciada pelo ministro é a retomada da emissão de certificados de conclusão por meio do Enem, uma possibilidade que havia sido descontinuada. Com isso, estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida poderão receber o diploma de conclusão do ensino médio.

Segundo ele, as novidades e outras informações em relação ao Enem serão detalhadas em edital que deve ser publicado em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta-feira (23).

As inscrições gerais para a prova começam na próxima segunda-feira (26). Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do participante, no site do Enem, até o dia 6 de junho.

Neste ano, o exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em dois domingos consecutivos. A prova será composta por 180 questões de múltipla escolha, com 45 perguntas para cada área de conhecimento, e a redação.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Com o desempenho obtido na prova, os candidatos podem disputar vagas em universidades públicas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e também têm acesso a programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

*

CALENDÁRIO DO ENEM 2025

– Período de inscrição geral: 26 de maio a 6 de junho

– Primeiro dia de provas: 9 de novembro

– Segundo dia de provas: 16 de novembro

A Folha oferece assinatura gratuita para estudantes que se inscreverem no Enem; clique aqui para saber mais.

                                 (Folhapress)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)