Elmano, Aldigueri e deputados vão ao Orós celebrar sangria histórica do açude

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O governador Elmano de Freitas (PT), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB), além de outros deputados vão fazer uma visita ao Açude Orós no próximo domingo (4). O convite partiu do deputado estadual Simão Pedro (PSD), liderança política do município que dá nome ao reservatório. A ideia é celebrar a sangria histórica do Açude, localizado na Região Sul do estado.

Segundo maior reservatório do Ceará, o Orós chegou ao seu volume máximo no último sábado (26). O índice de 100% da capacidade da barragem foi confirmado pelo  Portal Hidrológico do Ceará no domingo (27), exatamente 14 anos após a última sangria. 

A novidade virou motivo de festa para a população local e visitantes, que celebraram às margens do reservatório, depois de semanas de expectativa. A Prefeitura de Orós promoveu feiras gastronômica e de artesanto, além de atrações musicais, no local.

“Será uma honra receber em Orós o governador Elmano de Freitas, o presidente da Alece Romeu Aldigueri e vários deputados! Depois de 14 anos, ver o açude Orós sangrar novamente é motivo de alegria para todo o nosso povo”, disse o deputado, ao divulgar a visita das autoridades.

Com capacidade para armazenar 1,9 bilhão de m³ de água, o Açude Orós já ocupou o posto de maior reservatório do estado até 2002, quando foi construído o Castanhão. O reservatório ainda é agente importante para a chegada de água no Castanhão, que realiza a distribuição hídrica para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ele também é utilizado para a irrigação do Médio e Baixo Jaguaribe e para a piscicultura.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)