
A partir do dia 14 de junho, moradores de capitais nordestinas e de 27 regiões do Nordeste passarão a receber alertas do app Defesa Civil Alerta, sistema que emite avisos sonoros e mensagens nos celulares de quem está em áreas de risco. No próximo dia 14, os moradores receberão o primeiro alerta de demonstração, com o objetivo de testar e familiarizar os cidadãos com a tecnologia.
As cidades de Fortaleza, Aquiraz, Caucaia e Uruburetama terão o sistema testado no Ceará. Até o fim de 2025, a previsão é que o sistema já esteja implantado em todo o país.
A novidade foi anunciada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e representantes do Ministério de Comunicações e Anatel. “Tenho certeza de que mais vidas e patrimônios serão salvos com essa nova tecnologia. Este sistema é a inovação a serviço da vida das pessoas”, declarou o ministro.
Os alertas são enviados para as pessoas que estiverem nas áreas de risco e com cobertura 4G ou 5G, independentemente do sistema operacional, e sem necessidade de cadastro prévio. O conteúdo das mensagens é elaborado pelas defesas civis estaduais e com orientações para situações de risco, como inundações e chuvas intensas.