
Foto: Ascom / Altaneira.
A Prefeitura Municipal de Altaneira realizou, nesta sexta-feira (02), o 1º Festival Cultural das Comunidades Quilombolas do São Romão (FESTVALE 2025), marcando as comemorações pelos 61 anos do Distrito de São Romão. A programação contou com missa em ação de graças, café comunitário, Sessão Itinerante da Câmara Municipal, oficinas culturais, apresentações artísticas, show musical e outras atividades voltadas à valorização da identidade quilombola e do território.
O FESTVALE é uma realização da Prefeitura de Altaneira, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude (Secultejuv), em parceria com as Associações Quilombolas Bananeira, Cachimbo e Samambaia, e o Centro Cultural do Cariri, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Mirante. A iniciativa teve como foco o fortalecimento das tradições locais e o incentivo ao ecoturismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável da região.
Durante o evento, a prefeita Késia Alcântara (PSB) destacou que o FESTVALE é fruto de um compromisso de campanha que ganha vida na celebração do aniversário do Distrito. Segundo ela, o Vale de São Romão é um verdadeiro berço de cultura e memória para o município e merece reconhecimento, motivo pelo qual foram apresentados oficialmente a bandeira e o hino do Distrito. A gestora também afirmou que buscará apoio dos governos estadual e federal para transformar a localidade em um destino turístico reconhecido.
A reportagem conversou ainda com o secretário municipal de Educação, Francisco Adeilton, que falou sobre os avanços da pasta. Ele ressaltou que, apesar dos desafios enfrentados no início da gestão, a Educação tem evoluído, com destaque para a realização de seleções para professores e servidores, além da locação de dois ônibus para o transporte universitário, garantindo mais acesso e qualidade no ensino para os estudantes altaneirenses.
Programação 2 de maio
Manhã – EMEIFTI Joaquim de Morais e Capela
- 7h30 – Café Comunitário (EMEIFTI Joaquim de Morais)
- 8h – Missa pelos 61 anos do Distrito (Capela)
- 9h – Sessão Itinerante da Câmara (EMEIFTI Joaquim de Morais)
- Entrega dos certificados de reconhecimento
- Apresentação oficial do Hino e da Bandeira do Distrito
Tarde – EMEIFTI Joaquim de Morais
13h às 17h – Oficinas (vagas limitadas)
- Sementes Crioulas: Saberes e Práticas, com Raquel Vertano
- Artesanato com palha de milho, com Eliene da Silva (CEART)
Noite – Centro da Vila
- 18h – Apresentações culturais com o grupo Arte e Tradição
- Capoeira
- Samba de Roda
- Maculelê
- Pífano
- 19h – Peça teatral “Terreiro de Maria”, do projeto Arca
- 20h – Shows musicais:
- Erika Diniz
- Bomdixote
- Deyze Mandelly
