
A Polícia Civil apreendeu aproximadamente 4 toneladas de fios e cobre de origem ilícita em um galpão localizado em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, na tarde desta sexta-feira (25). A operação foi resultado de investigações da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), que estavam monitorando atividades suspeitas envolvendo furto e receptação de materiais de cobre na região.
Durante a ação, os agentes encontraram diversos sacos com fios de cobre e hidrômetros no galpão. Além disso, foram apreendidos uma empilhadeira e três caminhonetes que estavam no local. Três funcionários do estabelecimento foram conduzidos à delegacia para esclarecimentos, mas foram liberados posteriormente, pois não havia indícios de envolvimento direto com o crime.
O furto de cabos e fios de cobre tem impactado diretamente o fornecimento de energia elétrica no Ceará. Segundo a Enel, em 2024, mais de meio milhão de unidades consumidoras foram afetadas por interrupções no serviço devido a furtos de cabos. A empresa também reforçou que o furto de cabos representa um grande risco para a segurança pública, além de causar danos à infraestrutura elétrica do estado.