Foto: Diocese de Crato
A cidade do Crato vive intensamente os últimos momentos da Semana Santa, período marcado por profunda devoção, silêncio e reflexão sobre o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Após dias de contemplação e espiritualidade, a programação segue com dois dias de celebrações que culminam na alegria pascal, simbolizando o recomeço e a vitória da vida.
Sábado Santo – 19 de abril21h - Solene Vigília Pascal – Santuário Eucarístico Diocesano
A Vigília Pascal é considerada a “mãe de todas as celebrações”. Em um rito marcado pela liturgia da luz, a comunidade cratense se reúne para proclamar a Ressurreição de Cristo. A cerimônia começa com a bênção do fogo novo e a entrada do Círio Pascal, símbolo do Cristo ressuscitado, seguido da Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e da Eucaristia — uma noite que transforma a escuridão da morte na luz da vida eterna.
Domingo de Páscoa – 20 de abril
09h - Missa Solene – Salão Paroquial
10h30 - Batizados – Salão Paroquial
17h e 19h - Missas Solenes – Gruta de Nossa Senhora de LourdesNa Missa das 19h, acontece a renovação dos compromissos dos coroinhas.
Aspersão com água benta acontecerá em todas as celebrações, símbolo da renovação batismal.
A manhã do Domingo de Páscoa começa celebrando a vida com a Santa Missa e os batizados, renovando o compromisso cristão com o amor e a fé. À tarde e à noite, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes será palco de duas Missas Solenes que encerram com fervor a Semana Santa. A participação dos coroinhas na renovação de seus votos reforça o papel da juventude na vivência da fé católica.
O fim da Semana Santa é, na verdade, um novo começo. O silêncio do Sábado dá lugar à luz da Páscoa, mostrando que, mesmo diante da dor e da morte, há sempre espaço para a esperança, para o recomeço. A Ressurreição de Cristo nos convida a transformar nossas próprias cruzes em pontes de amor, solidariedade e paz.
Neste tempo pascal, que cada gesto de fé se torne semente de renovação em nossas casas, comunidades e corações. Que a luz do Cristo ressuscitado ilumine os caminhos do povo cratense, fortalecendo a esperança e a união diante dos desafios da vida.