Projeto prevê que livro “Ainda Estou Aqui” seja incluído em escolas públicas do Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O livro “Ainda Estou Aqui”, obra de Marcelo Rubens Paiva que inspirou o filme homônimo vencedor do Oscar, poderá estar incluído no acervo das bibliotecas das escolas da rede pública estadual do Ceará. É o que determina um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), proposto pela deputada estadual Larissa Gaspar (PT).

Segundo a autora diz no projeto de lei 101/2025, a iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso dos estudantes à obra e fomentar a discussão sobre temas históricos, cidadania e direitos humanos.

“A história retrata um período marcante da história brasileira, permitindo reflexões sobre democracia, direitos humanos e memória histórica”, afirma Larissa na proposta, que reforça o papel da literatura na educação, contribuindo para o enriquecimento cultural e social dos jovens.

Além da inclusão do livro nas escolas estaduais, o pl determina uma série de medidas para incentivar a leitura e reflexão sobre os temas abordados na obra, incluindo palestras, debates, rodas de conversa com especialistas e a realização de eventos culturais e literários. Também prevê atividades pedagógicas interdisciplinares e exibições comentadas do filme homônimo, seguidas de debates.

O texto menciona que outros estados, como Bahia e Piauí, já anunciaram a adoção do livro em sua rede pública de ensino.

No Ceará, o projeto em questão começou a tramitar na Alece no último dia 20 de fevereiro e segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e demais comissões técnicas de mérito. Sendo aprovada, a proposta será encaminhada para a votação no plenário da Assembleia. Para virar lei, ainda vai precisar da sanção do governador Elmano de Freitas (PT).

Livro que inspirou vencedor do Oscar

No livro de Marcelo Rubens Paiva, o autor resgata suas memórias e compartilha a trajetória de sua família, marcada pelo desaparecimento de seu pai, o ex-deputado federal Rubens Paiva, que foi assassinado por agentes da ditadura militar.

A obra foi lançada em 2015. Em meio ao sucesso de bilheteria nacional e premiações internacionais do filme que inspirou, atingiu o topo da lista de livros mais vendidos e populares na Amazon brasileira. Desde então, permanece entre os dez mais vendidos.

A história foi responsável pelo primeiro Oscar do cinema brasileiro, na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”. Além disso, a atriz Fernanda Torres, que interpretou Eunice Paiva, mãe de Marcelo, também recebeu o Globo de Ouro pela atuação no filme.

Inclusão da obra em escolas municipais

Propostas semelhantes à de Larissa Gaspar também foram apresentadas a nível municipal. Em janeiro, vereadora Adriana Almeida (PT), que é professora, apresentou o projeto de lei ordinário 31/2025 na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para que o livro “Ainda Estou Aqui” esteja disponível nas bibliotecas das escolas da rede pública municipal.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)