
Em visita ao Instituto Dr. José Frota (IJF), o prefeito Evandro Leitão anunciou a retomada dos trabalhos de reforma e modernização das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital municipal.
As obras no quinto pavimento do prédio principal foram iniciadas em 2024 e paralisadas em outubro do mesmo ano. A vistoria do canteiro de obras também contou com as presenças do secretário da Infraestrutura de Fortaleza, André Daher, da secretária da Saúde do município, Socorro Martins, e da superintendente do IJF, Riane Azevedo.
Cerca de 30 leitos, divididos em três unidades de internação, serão disponibilizados à população neste pavimento do IJF. O espaço vai contar com uma nova estrutura de atendimento e equipada com aparelhos modernos.
O projeto deverá ser concluído em setembro deste ano, e é executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura. A modernização das áreas de tratamento intensivo aos pacientes graves do IJF visa promover o acesso da população ao direito à saúde de qualidade, reforçando a qualificação do hospital como centro de excelência na proteção da vida dos adultos e crianças acolhidos, vindos até de outros Estados.
De acordo com a direção do IJF, somente nos dois primeiros meses deste ano, a Emergência acolheu cerca de 9 mil pacientes. As fraturas e lesões por quedas (2.737) lideram as causas de hospitalização, seguidas por colisões com motocicletas (1.153), aspiração ou ingestão de objetos estranhos (778), intoxicações agudas (554) e queimaduras (509).
Fonte: Prefeitura de Fortaleza