Um incêndio tomou conta de um terreno nas margens do rio Maraguapinho, no bairro Parque Presidente Vargas, em Maracanaú, na manhã deste domingo, 2. A situação gerou preocupação entre os moradores da região, que, antes da chegada das equipes de emergência, tentaram conter as chamas com água, mas o fogo rapidamente se espalhou.
Um homem identificado como Santiago, líder comunitário do bairro, relatou que os moradores, ao perceberem as chamas, agiram rapidamente. "O fogo começou entre 9h e 10h, os moradores jogaram água tentando apagar o fogo, aí eu acionei os Bombeiros. Demorou uns 10 a 20 minutos até que a equipe chegasse", disse.
Ele explicou que a principal preocupação era com os arredores, pois as construções residenciais e o comércio poderiam ser atingidos pelas chamas.
Além disso, a inalação da fumaça também representava um risco para a saúde dos moradores, que estavam expostos a uma nuvem densa.
"As chamas estavam enormes, muita fumaça, uma fumaça muito preta, muito intensa, que dava pra ver até de outros bairros. Já tá passando para vacarias do lado", completa.
"O incêndio atinge uma área onde há uma grande quantidade de restos de madeira depositados, o que tem facilitado a propagação do fogo e dificultado o trabalho das equipes de combate", afirmou o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) em nota.
De acordo com a corporação, três guarnições foram enviadas para o local e trabalham para impedir que o incêndio atinja as residências nas proximidades. O CBMCE orientou, ainda, que a população mantenha distância da área afetada e evite inalar a fumaça.
o Povo