Presidente eleita da OAB Ceará defende indicação de Onélia ao TCE: “fruto de um trabalho”

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A presidente eleita da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), advogada Christiane Leitão, defendeu a indicação de Onélia Santana para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). Primeira mulher eleita para comandar a OAB cearense, Christiane deixou claro que tem “uma pauta muito própria” de defender mais mulheres nos espaços de liderança.

“A secretário Onélia é uma mulher muito forte, que tem uma atuação muito própria. Eu penso que essa indicação dela foi fruto de um trabalho. Eu sei que existem questionamentos, mas a gente tem que entender que ela sim trabalhou e pode sim prestar junto ao Tribunal de Contas um excelente trabalho. É importante que a gente entenda que nós mulheres somos mais do que os nossos maridos ou as nossas famílias, que temos trajetória política e temos posicionamento. Então é importante sim. Eu acho que ela vai ocupar muito bem o Tribunal de Contas, porque já mostrou trabalho nas secretarias em que trabalhou anteriormente”, destacou Christiane, em entrevista ao O Estado nesta sexta-feira (13).

A pauta da representação feminina foi um dos argumentos usados por deputados que apoiaram a indicação de Onélia. A chegada da atual secretária de Proteção Social à Corte vai garantir paridade de gênero pela primeira vez a instituição. A indicação de Onélia Santana ao TCE foi inclusive aprovada nesta sexta-feira (13) pelo plenário da Alece, concluindo o trâmite da matéria no Legislativo estadual.

Apesar da aprovação com folga, a oposição do Governo de dentro e fora do Parlamento criticou a indicação de Onélia, principalmente pelo fato de ela ser esposa do ex-governador e ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Apesar de ter saído do Governo do Estado, Camilo ainda é a principal liderança política hoje do grupo que ocupa o Poder Executivo estadual, além de aliado de diversos prefeitos pelo Ceará

No TCE, Onélia vai fiscalizar os gastos públicos tanto do governador Elmano de Freitas (PT) como de prefeitos dos 184 municípios cearenses. A nova presidente da OAB Ceará não vê conflito de interesse no caso e diz que o vínculo familiar não desqualifica a indicação.

“É importante que se firme que laços de família são notórios, mas não pode ser isso um fator impeditivo para que uma mulher ocupe um lugar de liderança. Então, eu penso que existem essas observações, observações válidas, mas que não descredenciam em hipótese algum o papel que a doutora Onélia pode, sim, exercer junto ao Tribunal de Contas”, afirmou Christiane Leitão.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)