Fortaleza projeta impacto econômico de R$ 4,7 bilhões com Réveillon

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Tradicionalmente, festas de Réveillon em Fortaleza ajudam a movimentar a economia da cidade, afinal, uma estrutura de serviços se voltam à disposição das pessoas que escolhem a capital cearense para a virada do ano. A demanda impacta em uma série de serviços, desde transporte, rede hoteleira, pequenos comércios, bares e restaurantes, inclusive o comércio informal, entre outros. Para o Réveillon 2025 não será diferente. A cidade projeta impacto econômico de R$ 4,7 bilhões, com expectativa de receber 1,2 milhão de pessoas.

Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Fortaleza nessa quinta-feira (26/12), e contempla o plano operacional para a festa, que promete atrair uma multidão ao Aterro da Praia de Iracema. Ainda segundo dados da Prefeitura de Fortaleza, para estimular a geração de renda, 100 vendedores ambulantes foram autorizados a comercializar lanches e bebidas durante o evento. Para isso, todos passaram por capacitação em segurança alimentar e descarte de resíduos, promovida pela Vigilância Sanitária. Além disso, outros 63 ambulantes que já atuam na área da orla, independentemente de eventos, também estarão trabalhando no Réveillon.

“Esse montante deve gerar impactos positivos em diversos setores, como turismo, hotelaria, gastronomia, transporte e comércio, criando empregos diretos e indiretos e impulsionando a arrecadação de impostos. A concentração de recursos nesse período sazonal demonstra a relevância do turismo para a economia da cidade, evidenciando a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura, qualificação profissional e promoção do destino para garantir a sustentabilidade desse crescimento e mitigar os efeitos da sazonalidade em outros períodos do ano. Além disso, é crucial monitorar a distribuição desses recursos pela cadeia produtiva, buscando garantir que os benefícios alcancem também os pequenos negócios e a população local”, considerou o economista Helder Cavalcante.

Preparação
A cidade segue se preparando para receber os visitantes. Conforme o jornal O Estado adiantou na edição dessa quarta-feira (25), o Aeroporto de Fortaleza, principal porta de entrada de turistas no estado, estima receber mais de 654 mil passageiros até o dia 31 de dezembro. O equipamento terá um incremento de mais de 4,3 mil voos.
O setor de bares e restaurantes da capital projeta incremento nas vendas e novas contratações. De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Ceará, 80% dos proprietários de bares e restaurantes da cidade esperam aumento da demanda de 5% frente a 2023 e de 30% em relação ao mês passado. Além disso, 42% desses estabelecimentos pretendem contratar temporários para atender à alta da demanda no início do ano.

“O setor já está decorando suas casas, com temas de festividades, promovendo pacotes voltados para os turistas e confraternizações, além de culinária cearense. Muitas casas estão oferecendo músicas ao vivo por mais dias, enfim, todos estão agindo para receber os turistas e o povo cearense da melhor forma possível”, disse o presidente da Abrasel/CE, Taiene Righetto.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)