Fé, arte, desenvolvimento e cultura indígena foram essenciais na mobilização cultural e sustentável do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), durante o mês de setembro.
No período que compreende a Romaria de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, entre os dias 11 e 15 de setembro, o Teleférico recebeu 9.058 visitantes, que por meio do bondinho puderam desfrutar das belezas da paisagem que compõem o entorno do equipamento público, inserido na unidade de conservação Área de Proteção Ambiental (APA do Horto do Padre Cícero) .
Alinhado ao passeio turístico e religioso, estiveram dispostas nas estações Monsenhor Murilo de Sá Barreto (estação inferior) e Beata Maria de Araújo (estação superior) a Feira de Artesanato da Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte (FEART), e a Feira de Marias. Além destas, a Feira Cariri Criativo juntou-se ao propósito do Caminhos do Horto em potencializar a economia criativa da região.
Além desses atrativos, o Complexo Ambiental Caminhos do Horto realizou a quarta edição do projeto Caminhos Culturais na Pedra do Joelho, com o tema “Corpos Sonoros”, onde encontrou neste espaço simbólico uma oportunidade para fortalecer o vínculo entre a Comunidade do Horto, visitantes e o equipamento. A atividade integrou música, dança, performance e artes visuais em um ambiente de profunda conexão cultural e ambiental.
Complexo Ambiental Caminhos do Horto
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). É formado por uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se o passeio para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero, uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do "Padim". As ações em Cultura e Meio Ambiente são elos complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento, o patrimônio e o desenvolvimento social.