O SETOR DA ARQUEOLOGIA PODERÁ SER A PRÓXIMA LOCOMOTIVA QUE IRÁ IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TURÍSTICO DO ESTADO DO CEARÁ.

Blog do  Amaury Alencar
0

 




Este grito, ecoou no ano de 2001, no Município de Tauá, Região dos Inhamuns no Estado do Ceará, época em que, o PNMT - Programa Nacional de Municipalização do Turismo estava em alta no Brasil e ensinando o País as verdadeiras lições do Setor do Turismo, Coordenado pela inesquecível e irrequieta ANNA MARIA MARCONDES, que fez história Brasil afora e no Estado do Ceará, destacavaM-se a Secretária ANYA RIBEIRO LENA BRASIL da SETUR - Secretaria de Estado do Turismo do Ceará, deram o NORTE para o desenvolvimento do Setor em nosso Estado.

Neste ano, o ambientalista Jorge de Moura, considerado o Melhor Monitor do PNMT/EMBRATUR/OMT do Brasil, se deparou com o mais sensacional e vasto Potencial Turístico Arqueológico no Município de Tauá e na Região dos Inhamuns. Ao lado do Pai da Caatinga, Joaquim de Castro Feitosa e sua esposa Dolores Feitosa, se debruçou sobre o assunto, pesquisando exaustivamente a ARQUEOLOGIA, era preciso conhecer o setor para discutir em pé de igualdade com os pesquisadores envolvidos na área, naquela época lembra, havia muitos arquedeuses, a verdade somente com eles. Desafiou os donos da verdade lançando um caderno explicativo intitulado "ARQUEOLOGIA" que foi largamente utilizado na Região dos Inhamuns, quando convidado para palestras e encontros específicos da área do Turismo Científico na época do PNMT. As DIRETRIZES e os PROCEDIMENTOS do referido Programa nunca foram abandonados por Jorge de Moura que até nos dias de hoje, trabalha em cima desses conceitos e, foi posteriormente, nos memoráveis encontros do MAX - Museu de Arqueologia do Xingó da Universidade Federal de Sergipe, que o mesmo consolidou seus conhecimentos, não é arqueólogo como nos afirma porém, é um profissional com consciência arqueológica e isso ninguém o tira,
Com três publicações voltadas para o vasto setor do Turismo Científico, ECOTURISMO e Arqueologia, o mesmo dá sua contribuição ao Município de Independência no Ceará, mais precisamente a Comunidade do PARAÍSO no Distrito da Ematuba que guarda em seu solo, um verdadeiro Tesouro Ambiental e Arqueológico, que vem sendo trabalho pela Dra. CRIS, arqueóloga e atual Superintendente do IPHAN no Ceará, para ela, o acervo arqueológico da aludida comunidade, trata-se de uma importante Província Arqueológica, um acervo nacional que merece cuidados específicos, proteção integral e visitas guiadas.

Associação Francisco José Guerreiro da Comunidade de Paraíso, tem se mantido firme na proteção desses bens nacionais sob a guarda da comunidade local que felizmente, está conscientizada.

O trabalho tem sido intensivo afirma a Professora e líder comunitária Katiuce Guerreiro, redobramos nossos cuidados e foi a partir da divulgação do Potencial da Comunidade do Paraíso veiculado através da matéria televisiva da TV DIário do Sistema Verdes Mares de Comunicação, do blog Amaury de Alencar site Matheus Repórter Cariri, que as visitas se intensificaram e com força. Nossa primeira providência foi contactar com o IPHAN - Superintendência Estadual, Órgão Federal responsável pelo Setor da Arqueologia no Brasil onde felizmente obtivemos integral apoio, o que nos fortaleceu e nos uniu em prol da causa, o trabalho em prol dos Sítios Arqueológicos continuarão com profissionais da área.

Hoje, estamos vivendo um momento de extremo crescimento do Turismo em nossa localidade que mexe também com a economia local, a atual administração municipal está sensibilizada, brevemente, a estrada que liga a sede do município a comunidade do Paraíso será restaurada oferecendo melhor conforto aos que se deslocarão para visitarem os ditos Sítios Arqueológicos e também, vislumbrarem as cinematográficas paisagens ambientais que são de tirar o fôlego.
O Prefeito Valdi Coutinho, está fazendo a sua parte e bem feita, estruturando e embelezando a sede do município, destaque para a Estação Rodoviária em fase de acabamento, será a porta de entrada que irá alavancar o progresso do Turismo em nosso município. Acrescenta Katiuce Guerreiro, a professora e líder comunitária.

O ambientalista Jorge de Moura nos adiantou o trabalho em curso da vasta ação em prol do Inventário da Oferta Turística - DESCOBRINDO O MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA, necessário para o ingresso do município no Roteiro do Mapa de uma Região Turística, que abrirá as portas da oportunidade para a população local. Isso Demandará tempo, portanto, ficará, para o próximo gestor, esta nobre tarefa. Que a população do município, entenda a importância da continuidade administrativa, para podermos alcançar o êxito desejado. Reforça o ambientalista Jorge de Moura. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)