Descarte de pneus: borracharias são recadastradas em Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
0



Borracharias são recadastradas para regularizarem descarte de pneus em Juazeiro do Norte

Borracharias são recadastradas para regularizarem descarte de pneus em Juazeiro do Norte Crédito: Prefeitura de Juazeiro do Norte/Divulgação


Diversas borracharias do município de Juazeiro do Norte, localizado a 489 quilômetros (km) de Fortaleza, estão sendo recadastradas pela Autarquia Municipal do Meio Ambiente (Amaju) para o descarte regular de pneus. A medida é realizada após moradores da cidade denunciarem que algumas empresas do ramo estariam jogando pneus e acumulando água parada em terrenos baldios. Até esta segunda-feira, 6, 91 estabelecimentos tinham sido visitados e cadastrados.

Em fevereiro deste ano, a população do bairro São Miguel já havia denunciado um ponto de descarte irregular do material, que estaria servindo de foco para a reprodução do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As informações são do repórter Yago Pontes, da rádio O POVO CBN Cariri.

Passados três meses, o acúmulo de pneus nesses locais, principalmente durante a quadra chuvosa, preocupa não apenas os residentes, mas também a Gerência de Resíduos Sólidos, Operação e Destinação Final (Gerdest), órgão da Amaju que tem realizado fiscalização e recadastramento das empresas.

A pasta tem realizado campanhas de conscientização em borracharias de toda a cidade com o objetivo de controlar o escoamento e o descarte incorreto de pneus.

O superintendente da Amaju, Heraldo Oliveira, afirma que apesar das campanhas realizadas em Juazeiro, algumas pessoas ainda optam pela forma errada e criminosa de descartar os pneus.


 “Nós estamos [atuando] juntamente com a fiscalização, já temos todos os processos abertos e um local para a destinação [dos pneus], que é lá no bairro triângulo. De modo que não justifica essa parte das pessoas colocarem esses pneus dispostos nas avenidas ou propriamente nas esquinas”, explica.

O local ao qual Heraldo se refere é o ecoponto de pneus localizado na rua Engenheiro José Batista, 416, no bairro Triângulo, que fica aberto das 8 às 11h30min  e das 13h30min às 17 horas.

Os materiais depositados lá são encaminhados para a cidade de Teresina, capital do Piauí, onde são reaproveitados por meio de trituração, laminação e granulação. Segundo dados da Amaju, a fiscalização evitou o descarte irregular de 648 toneladas de pneus em Juazeiro, entre janeiro de 2021 e fevereiro deste ano.


                                             o povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)