Tribunal de Contas do Ceará : Abertas as inscrições para a 1ª Olimpíada de Controle Social das Contas Públicas

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Foi dada a largada para a primeira edição da Olimpíada de Controle Social das Contas Públicas, iniciativa do Tribunal de Contas do Ceará, com o apoio do Instituto Plácido Castelo (IPC), em parceria com Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de maio, via formulário on-line disponibilizado aos professores das turmas participantes da disciplina eletiva “Controle Social das Contas Públicas”, idealizada pelo TCE Ceará e Seduc.

Podem participar mais de três mil estudantes das 100 escolas de ensino médio em tempo integral que aderiram à disciplina. A Olimpíada é fruto de acordo entre o TCE Ceará, o IPC e a Seduc. O objetivo é estimular o conhecimento sobre o controle social das contas públicas, fortalecendo o controle social e a cidadania.

O Acordo de Cooperação foi firmado no início de abril, no Palácio da Abolição, e contou com a presença do presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz; do governador Elmano de Freitas; do diretor-presidente do IPC, conselheiro Ernesto Saboia; e da secretária da Educação, Eliana Estrela. Também testemunharam o momento os conselheiros Valdomiro Távora e Soraia Victor; o diretor-geral do IPC, Luis Eduardo Menezes; o secretário-chefe da Casa Civil, Max Quintino; a secretária de Articulação Política do Governo, Augusta Brito; a presidente da TV Ceará, Moema Soares, e a chefe de gabinete da Presidência do TCE, Simone Aguiar.

“Além das disciplinas formais, como matemática, química, entre outras, os alunos são preparados para examinar os gastos públicos e fortalecer a democracia. No Ceará, essa história começou em 2022, com o lançamento da disciplina eletiva ‘Controle Social das Contas Públicas’, onde o jovem aprende a ser um cidadão participativo, engajado, pronto para o debate democrático. Agora, vamos aprofundar essa iniciativa, e os alunos farão disputas seletivas, por meio de uma olimpíada”, explicou o presidente Rholden Queiroz.

“O objetivo é construir uma juventude crítica, pesquisadora, que tenha conhecimento do que é um orçamento público, como fiscalizar, como ter acesso à informação. Estamos muito felizes em participar dessa olimpíada realizada nas escolas públicas do Estado”, enfatizou o governador Elmano de Freitas.

As ‘disputas’ ocorrerão em quatro etapas: nas Escolas, nas Credes, nas Macros e em Fortaleza, durante seis meses. A última etapa será transmitida na TV Ceará e no YouTube do TCE Ceará. As três primeiras colocações na Etapa Estadual da Olimpíada receberão premiação em dinheiro para alunos e professores.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)