NA COMUNIDADE DO PARAÍSO, MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA A GEOGRAFIA LOCAL É CINEMATOGRÁFICA, ALI A MÃE NATUREZA ESCULPIU OBRAS DE ARTES QUE O SER HUMANO É INCAPAZ DE FAZER. AMANHÃ, A PARTIR DA 5H, NO TELEJORNAL BOM DIA NORDESTE, TRANSMITIDO PELA TV DIÁRIO, O BRASIL CONHECERÁ ESSE ESPETACULAR RECANTO INDEPENDENCIANO QUE NOS SEDUZ E ENCANTA.

Blog do  Amaury Alencar
0

 









Estão na comunidade de PARAÍSO no distrito de EMATUBA, as mais belas paisagens da Região dos Inhamuns e Sertão de Crateús, em seu território estão nove (9) SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS considerados MONUMENTOS NATURAIS, pertencentes a Nação Brasileira, esses bens nascionais, possuem legislação federal específica, e são protegidos por LEIS. 

Na comunidade, um ampla trabalho de conscientização vem sendo realizado há mais de 20 (vinte) anos em prol da proteção integral desses bens naturais que fazem parte do paisagismo local e da História do Brasil. A Prfª KATIUCE NUNES GUERREIRO, residente na comunidade e responsável pelo PROJETO COMUNITÁRIO AVANÇA PARAISO, nos informou que os comunitários são os guardiões desses Sítios Arqueológicos, hoje trabalham com a orientação e parceria do IPHAN, cuja responsabilidade aumenta porém, estamos trabalhando na legalidade com a supervisão do Órgão Federal responsáveis por essa acervo arqueológico de extrema importância para nosso País.

 
Tais "descobertas fortuitas" dos Sítios Arqueológicos da Comunidade do Paraiso, comprovam as proféticas palavras do pesquisador Joaquim de Castro Feitosa, considerado O PAI DA CAATINGA, afirmava com convicção: a Região dos Inhamuns e os Sertões de Crateús foram uma das mais importantes Províncias Primitivas do Ceará, tais legados tanto dos Sítios Arqueológicos como farto material de peças primitivas encontradas em ambos Regiões, são a comprovação do conhecimento e sabedoria desse tauaense que fez história e nos deixou ensinamentos.

A descoberta dessas belezas, 9 (nove) Sítios Arqueológicos encontram-se nos mais belos matacões da Região, a Mãe Natureza soube trabalhou as rochas e nelas, poderemos ver verdadeiros monumentos naturais em formas que ganharam nomes tais como: "Pedra do Sapo Rei, Pedra da Tarturuga, Pedra Cortada, Pedra das Três Vertentes" e aí por diante. Há no Município de Independência, no Estado do Ceará, dezenas desses Sítios, vários foram regeoferenciados, fotografados e mapeados dentro do SubProjeto da Fundação Senhor Pires em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães/PROJETO MATA BRANCA/BIRD/GEF, que deixou marcas indeléveis no Ceará e na Bahia, a Profª e Arqueóloga Marcélia Marques, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, acompanhoiu na época, o aludido trabalho arqueológico no Município de Independência.

Atualmente, a Dra. CRIS que é arqueóloga e atual Superintendente do IPHAN no Ceará, trabalha os Sítios Arqueológicos do Paraíso, ela com seu conhecimento, inteligência, capacidade profissional e visão de futuro, tem procurado trabalhar de forma participativa, uma parceria de sucesso com grandes ganhos para a cultura local e regional.

Amanhã, o telejornal BOM DIA NORDESTE da TV DIÁRIO do Sistema Verdes Mares de Comunicação, estará mostrando uma interessante matéria sobre alguns Sítios Arqueológicos da Comunidade do Paraíso, que contará com a participação de alguns comunitários sob o comando do repórter Wendenberg Belém.

E por falar na Comunidade do Paraíso, vale registrar, que a população local está sensibilizada, eles são os guardiões dessa riqueza nacional graças a parceria com o IPHAN. Há trilhas e as visitas são acompanhadas. Além do mais, você visitante, poderá saborear pratos da culinária local de excelente bom gosto e paladar livres de agrotóxicos, tudo produzido na comunidade. Preços acessíveis para os bolsos de estudantes e visitantes. Vale a pena visitar.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)