Juazeiro do Norte : Escola Alaíde Silva Santos, no bairro Horto, recebe sessão de cinema indígena em ação do Complexo Ambiental Caminhos do Horto

Blog do  Amaury Alencar
0

 



Estudantes da E.E.M. Alaíde Silva Santos, no bairro Horto, irão ser contemplados com exibições das obras audiovisuais “Mãe Cajarana”, “O que me leva não é mercadoria de bolso” e “Corpo Memória Submersa”, da realizadora de audiovisual Bárbara Matias Kariri. A atividade faz parte da programação de abril do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), que integra atividades culturais, educativas, ambientais e de desenvolvimento. 


Os filmes são em formato de curta-metragem e serão exibidos na quarta-feira (17/04), às 14h, de forma gratuita. Na oportunidade, haverá uma roda de conversa com Bárbara Matias sobre o processo de criação das obras, que abordam temáticas indígenas, como narrativas apagadas e vozes emergentes. 


Bárbara Matias Kariri se apresenta como indígena do Povo Kariri, artista da cena, realizadora audiovisual e curadora. Além disso, compõe a Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas - Rede Katahirine, bem como é tutora da escola de audiovisual Brotar Cinema com o Povo Anacé.


A atividade é uma parceria entre o Complexo Ambiental Caminhos do Horto e a E.E.M. Alaíde Silva Santos, e ocorre com o intuito de discutir temas sociais por meio do cinema, bem como apresentar o audiovisual como ferramenta de aprendizagem e entretenimento. 


Complexo Ambiental Caminhos do Horto


O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). É formado por uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se o passeio para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero, uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do "Padim". As ações em Cultura e Meio Ambiente são elos complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento, o patrimônio e o desenvolvimento social.


SERVIÇO

Escola Alaíde Silva Santos, no bairro Horto, recebe sessão de cinema indígena em ação do Complexo Ambiental Caminhos do Horto


Quando: 17 de abril (quarta-feira)

Horário: 14h
Local: E.E.M Alaíde Silva Santos

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)