Paolla Oliveira, rainha de bateria da Grande Rio, se preparando no Copacabana Palace — Foto: Reprodução redes sociais
Quem for ao sambódromo neste sábado (3) poderá ver bem de perto três das maiores rainhas do carnaval carioca na atualidade. Paolla Oliveira, Sabrina Sato e Lorena Raissa são aguardadas no ensaio técnico de suas escolas, Grande Rio, Vila Isabel e Beija-flor, respectivamente.
Com um enredo sobre a onça como símbolo de luta e resistência, a Acadêmicos do Grande Rio abriu a noite de ensaios técnicos desse sábado (3), na Marquês de Sapucaí, no Centro.
A escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, deve entrar no sambódromo por volta das 20h30. A Grande Rio faz os últimos ajustes para o desfile oficial do enredo 'Nosso destino é ser onça', dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.
A escola se inspirou em um mito indígena da tribo Tupinambá, que tem a onça como um ser divino e poderoso.
Beija-flor
A segunda escola a ensaiar na Sapucaí nesse sábado é a Beija-Flor. A agremiação de Nilópolis levará para a avenida o enredo 'Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila'.
Segundo o carnavalesco João Victor Carvalho Rás Gonguila é 'um personagem fabuloso, solar, apaixonado pelo carnaval e pela folia do centro da cidade de Maceió'.
Esse será o segundo ano da rainha Lorena Raissa, de 17 anos, à frente da bateria da Beija-Flor. Ela é a monarca mais jovem do Grupo Especial.
Vila Isabel
Quem fecha a noite de sábado é a Vila Isabel. A escola da Zona Norte do Rio ajusta os últimos detalhes de seu desfile, que apresenta o enredo "Gbala - Viagem ao Templo da Criação".
Esse ano a Vila Isabel vai reeditar um enredo de 1993, que faz uma viagem ao templo da criação para ressaltar a importância das crianças para um mundo melhor.
Em 1993, o enredo foi desenvolvido por Oswaldo Jardim e agora terá Paulo Barros como carnavalesco. Na avenida, a Vila pretende difundir a esperança que Oxalá tem pelas crianças. O enredo ensina sobre a não poluição do planeta e zelo pela morada humana.
Lavagem da Sapucaí
Baianas participam da lavagem do Sambódromo — Foto: Alexandre Macieira/Riotur
Ainda nesse sábado, mães baianas, baterias e componentes de todas as escolas de samba participam da tradicional Lavagem da Sapucaí. O ritual para emanar energias positivas para o carnaval de 2024 começou por volta das 19h.
No fim da tarde de sábado, representantes da Subsecretaria do Gabinete do Governado e de outras secretarias do estado, além de órgãos de proteção ao consumidor, fizeram uma vistoria no sambódromo. Eles encontraram algumas irregularidades como a construção de camarotes nas saídas de emergência, o que impede a saída do público em caso de acidente.
Os técnicos também observaram uma porta da grade que dá acesso à pista trancada com cadeado, o que também deveria servir de saída de emergência. Além disso, outros problemas como um hidrante sem a mangueira e fios de alta tensão em áreas abertas ao público também foram identificados.
Cada seceretaria vai fazer um relatório com as irregularidades encontradas e encaminhar para o gabinete do governador e para o Ministério Público.
G1