Foto: Reprodução
O deputado federal José Nobre Guimarães rechaçou que as pesquisas de intenção de votos serão o ponto central para definição do nome do PT na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. O político, que líder do governo Lula (PT) na Câmara e vice-presidente nacional do PT, destacou que o objetivo é reunir-se em torno de um nome capaz de pacificar o partido em favor do governo Elmano de Freitas (PT) e promover alianças.
O parlamentar também comentou sobre a possibilidade de prévias, e destacou que essa decisão caberá ao diretório municipal. Em Fortaleza o PT é presidido por Guilherme Sampaio, um dos pré-candidatos da legenda na disputa pela indicação.
“Os nomes que estão sendo ventilados, da Luizianne e do Evandro, são nomes que têm capacidade. O PT vai tomar a decisão na hora certa, não tem que ter crise. Todas as pré-candidaturas são legítimas, do Guilherme [Sampaio], da Larissa Gaspar e do Artur Bruno também”, disse Guimarães em entrevista ao OpiniãoCE.
Lembra-se que em Fortaleza o partido vive um momento de acirramento entre os nomes da disputa, especialmente entre a ex-prefeita Luizianne Lins e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão. Os dois aparecem com resultados semelhantes na última pesquisa de intenção de votos, porém, Evandro tem menor nível de rejeição.
PT nas eleições municipais
O Partido dos Trabalhadores tem ampliado as articulações para o pleito de 2024, o que proporcionado um crescimento na quantidade de prefeitos filiados à legenda. Hoje a sigla já figura entre as maiores do Ceará, com 40 prefeituras, e projeta aumentar esse quantitativo com o resultado das eleições. Segundo informações de membros do partido, a perspectiva é que o partido assuma a gestão de ao menos 50 prefeituras, entre elas destaca-se o desejo da agremiação de vencer em Fortaleza e em Juazeiro do Norte.