Cariri tem vista privilegiada para eclipse solar; transmissão será feita pela Nasa

Blog do  Amaury Alencar
0

Foto de apoio ilustrativo. Cariri recebeu equipamentos da Nasa para o eclipse solar anular deste sábado, 14

Foto de apoio ilustrativo. Cariri recebeu equipamentos da Nasa para o eclipse solar anular deste sábado, 14 Crédito: Pexels


A região do Cariri cearense é uma das melhores do mundo para assistir ao eclipse anular do sol que ocorrerá no próximo sábado, 14 de outubro. A informação foi dada pelo diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro, em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri, nessa segunda-feira, 9. Segundo ele, equipamentos da Nasa foram montados na região para a transmissão do fenômeno às demais partes do mundo.

“A região do mundo onde será vista é no Cariri. Nós conseguimos com o Observatório Nacional um canal de transmissão da Nasa. A Nasa precisa dessas imagens porque lá do outro lado do mundo não vão ver o eclipse. Então, vai ser do Cariri para o mundo a transmissão”, explicou.

 Demerval explicou, ainda, quais os cuidados devem ser tomados por aqueles que querem assistir ao eclipse sem que haja riscos à saúde ocular: Raio-x, filme fotográfico, óculos de sol, binóculo ou telescópio devem ser evitados. A orientação é usar um Filtro de solda Nº 14 ou equipamentos específicos para a visualização do fenômeno.

                                                   O POVO 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)