
Foto: Ascom Ambiental Ceará
Foram iniciadas nesta terça-feira, 29, em Santana do Cariri, as obras que visam suprir a ausência de coleta e tratamento de esgoto nos arredores do Canal de São Pedro, localizado no município. Os trabalhos estão sendo tocados pela Ambiental Ceará, empresa parceira da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Ao todo, serão implantados 400 metros de área de esgoto nas margens do riacho e mil metros de rede coletora de esgoto subterrânea nas ruas do bairro onde o canal está situado. Além disso, 300 imóveis vão ser ligados ao sistema de esgotamento sanitário quando os trabalhos estiverem concluídos.
A Ambiental Ceará sublinha que as obras vão permitir que as residências da localidade tenham acesso à rede de esgoto, e os efluentes emitidos poderão ser coletados da maneira correta, e não despejados em áreas ambientais.
Em comunicado, o diretor-executivo da empresa, Danilo Almeida, explicou o potencial aditivo que as obras possuem para os moradores do município.
“Nosso trabalho é levar saneamento a localidades com geografia e realidade social diversas. Por isso, estamos trazendo essa opção inovadora e não convencional, que é a rede aérea de esgoto, para essa região. Essa obra trará benefícios para a população, com mais saúde e qualidade de vida, e também para o meio ambiente”, disse.
Pessoas ligadas à Ambiental Ceará também estão realizando trabalho de conscientização, junto a moradores de Santana do Cariri, acerca dos benefícios inerentes ao tratamento de esgoto.
A empresa espera que sejam cumpridos os objetivos anunciados pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso a serviços de tratamento de esgoto e à coleta de resíduos até 2033.
Blog do Amaury Alencar o Povo