PROJETO JOVENS CAATINGUEIROS É UM REFERENCIAL DO MUNICÍPIO DE PACUJÁ PARA O SEMIÁRIDO NORDESTINO, SUA PROJEÇÃO ALCANÇA ÍNDICES POSITIVOS IMAGINÁVEIS.

Blog do  Amaury Alencar
0

  



Tudo nasceu da necessidade de se conhecer melhor o Bioma Caatinga, sua FAUNA e sua FLORA levada a sério numa discussão coletiva em prol do fortalecimento da EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FATOR DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E CULTURAL.

Infelizmente, o Bioma Caatinga não é tratado e trabalhado de forma intensiva, sua importância é desconhecida por milhares de pessoas que residem nesse Bioma, único no Planeta Terra e eminentemente braqsileiro, o que torna essencial o seu estudo em prol da sua sustentabilidade para garantir a sobrevivência das espécies nele existente, humana ou não.
O Projeto Jovens Caatingueiros nasceu no Município de Pacujá, Zona Norte do Ceará, nas comunidades de São Tomé e Zipú envolvendo diretamente CRIANÇAS,  ADOLESCENTES e seus familiares que são um reforço para a garantia do sucesso do mesmo.
Num pequeno espaço de tempo, em apenas dois anos foi possível realizar um extraordinário trabalho teórico e prático com as crianças e os adolescentes em ambas comunidades sendo na do Zipú: "plantação de árvores nativas e frutíferas" nos espaços do -Posto de Saúde, -Escolinha local e -Pátio da Igrejinha de Nossa Senhora da Saúde antes pequenos desertos e hoje uma pequena mostra vegetal do nosso Bioma. Eles ousaram na comunidade de São Tomé, e foi lá que esses dois segmentos da sociedade deram verdadeira lição de moral ao Brasil como o seu exemplo, com respeito e amor ao Meio Ambiente, eles ajudaram o MILAGRE DA NATUREZA: "um Olho d'Água que há 40 anos anos saciava a sede dos humanos e animais, situado numa área privilegiada SECOU" pela ação do homem que DESMATOU o seu entorno. Eles partiram para a ação, recuperaram a área degradada e para surpresa de todos, em menos de um ano o aludido Olho d'Água foi revigorado, o que se considera um MILAGRE DA NATUREZA.
As crianças e os adolescentes do projeto levam a sério suas tarefas, com esmerada educação eles nos encantam com sua graciosidade, são queridos, responsáveis e inteligentes. A imagem que ilustra a matéria é bem representativa, como comprova a graciosidade da catingueira ANA CECÍLIA.
No DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE os integrantes do Projeto Jovens Caatingueiros mostraram ao Brasil através das imagens da matéria do telejornal da TV DIÁRIO - BOM DIA NORDESTE e da Rádio Verdinha, esse feito extraordinário e único no País. Dessa forma, mostramos à sociedade que Meio Ambiente se trabalha com ações e não com o tão famoso blá, blá, blá que não nos leva a nada, destaca com precisão o ambientalista Jorge de Moura, criador e coordenador do aludido projeto, exitoso no Ceará.
PRÓXIMO DIA 1º DE JULHO HAVERÁ A REUNIÃO DA GRATIDÃO E DO AGRADECIMENTO AO LADO DO OLHO D'ÁGUA E DA GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES INAUGURADA ÚLTIMO DIA 5, SERÁ UM MOMENTO DE EXTREMA EMOÇÃO PARA OS JOVENS CAATINGUEIROS, ADIANTA O AMBIENTALISTA JORGE DE MOURA.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)