Fernando Matos Santana nasceu em Juazeiro do Norte, em 05 de janeiro. Administrador de Empresas, especialista em Gestão Pública, licitação e direito administrativo, atualmente cursa Direito. Antes de enveredar pelas lides político-partidárias, trabalhou como consultor empresarial no Ceará e em outros estados do Nordeste, atuando em multinacionais.
Vocacionado para a vida pública iniciou sua carreira como Secretário de Esportes e Juventude de Barbalha, marcando sua gestão por ações de fomento ao esporte junto à juventude local. Foi também Secretário de Governo naquele município, onde articulou junto à Câmara Municipal, a aprovação de projetos e mensagens importantes para o desenvolvimento daquele município.
Atuou como coordenador da campanha eleitoral do então candidato ao Governo, Camilo Santana, no âmbito da região do Cariri, em 2014. Convidado pelo Governador eleito, assumiu o cargo de Secretário Adjunto do Gabinete do Governador, realizando importante trabalho de articulação política junto às prefeituras de todo o estado, o que culminou com a implementação de inúmeras ações do governo no interior cearense. Fernando Santana foi eleito pelo PT como Deputado Estadual com 95.665 votos, integra a Mesa Diretora da Assembleia, ocupando a 1ª Vice-Presidência.
Em entrevista ao Jornal O Estado, o deputado fala sobre sua trajetória política e os planos para os próximos anos no Ceará.
O ESTADO | Você é natural da cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Durante o seu mandato a população foi beneficiada com diversos projetos, entre eles, a acessibilidade. O que o povo pode esperar desse seu novo mandato?
FERNANDO SANTANA | Depois de quatro anos, sinto que estamos mais amadurecidos nessa missão que nos foi confiada. Então, as irmãs e os irmãos cearenses podem esperar pela continuidade desse mandato que vem sendo construído, como gosto de dizer, à muitas mãos. Desde o primeiro mandato que articulamos junto ao Governo do Estado, projetos e emendas não só para Juazeiro, mas para diversos outros municípios que representamos. Então, seguiremos olhando, trabalhando e articulando, alinhados aos interesses do povo cearense.
O ESTADO | O senhor foi Secretário de Esportes e Juventude de Barbalha. Agora como Deputado pretende criar ações que valorizem os estádios nos municípios e uma valorização dos jovens talentos de cada região?
FS | Com toda a minha experiência como Secretário de Esportes e Juventude de Barbalha, eu posso afirmar que o esporte e a juventude são as ferramentas mais poderosas para transformar vidas. Defendo que o esporte é um poderoso instrumento de transformação e desenvolvimento pessoal e coletivo que ensina sobre trabalho em equipe, respeito ao próximo, disciplina, superação, entre outros aspectos importantes para a convivência em sociedade. E como Deputado, eu estou comprometido em utilizar toda a minha energia para contribuir com ações que valorizem e promovam o talento dos jovens do nosso Estado. Nesses quatro anos de mandato solicitamos a construção de areninhas e outros programas do governo de incentivo ao esporte, sobretudo para nossos jovens. Então, as irmãs e irmãos cearenses podem esperar muito trabalho também nesse tema.
O ESTADO | Com relação às eleições de 2024. Você pretende disputar a prefeitura de Juazeiro do Norte?
FS | Defendo que em 2024 a gente discuta em 2024. Por hora, nada foi discutido, mas meu foco é seguir no exercício de parlamentar na Casa do Povo Cearense, honrando e trabalhando pelas irmãs e irmãos que confiaram em nosso nome e em nossa reeleição. Quero dedicar a minha energia e trabalho aos municípios que nosso mandato representa, fortalecendo, articulando e buscando formas de desenvolver, ainda mais, em nosso Estado sob a liderança de nosso governador, Elmano, vice Jade e sua equipe.
O ESTADO | Você é contra as taxas cobradas aos provedores de internet. Como o senhor pretende mudar essa realidade? Há uma possibilidade de negociação com a diretoria da Enel?
FS | Não é segredo para ninguém que considero a ENEL a pior empresa que já passou pelo nosso Estado. É absurdo, imoral e desumano o que essa ENEL faz com o povo cearense. Uma péssima empresa que cobra caro por um péssimo serviço. Em abril de 2022, realizamos uma audiência pública com diretores da ENEL, provedores de internet e sociedade civil, para discutir, debater e lutar contra a medida de cobrar taxa para fixação de equipamentos das empresas provedoras de internet nos postes de energia do Estado. Conseguimos, por duas vezes, que essa taxa não fosse cobrada até que fosse aprovada, em Brasília, uma resolução que tramita sobre o assunto.
Mais recentemente entramos com um pedido de CPI na Casa do Povo Cearense, e pela primeira vez na história da Alece, os 46 parlamentares assinaram o pedido de CPI convergindo na pauta e na revolta com o desrespeito que a empresa tem com o consumidor. E sigo dizendo que vou continuar brigando com essa empresa porque é inadmissível o que ela faz com o consumidor cearense. A Enel precisa ser investigada urgentemente.
O ESTADO | Você é um grande apoiador do atual Ministro da Educação, Camilo Santana e também do Governador do Ceará, Elmano de Freitas. Você acredita que o PT se consolidou no Ceará? E como essa união pode beneficiar a população?
FS | Camilo esteve no comando por dois mandatos, então não restam dúvidas da consolidação desse projeto político e administrativo no estado. Trabalhei com o governador Elmano, ainda como deputado, um homem público de grande competência que representa a continuidade de um trabalho que deu resultado e que escreverá, também, ao lado da vice Jade e seu secretariado, uma grande história no Ceará. Nosso estado ganha muito também porque temos o ex-governador, senador da república como ministro da educação, isso significa a garantia de projetos e programas desenvolvidos pelo governo federal para nossas irmãs e irmãos cearenses.
Por Ismael Azevedo