Registro da reunião com deputado estadual Evandro Leitão (PDT), a presidente do Lide Ceará Emilia Buarque, ministro Camilo Santana, Deusmar Queirós e Beto Studart. Foto: Reprodução/ Twitter

Na última sexta-feira (31) ocorreu em Fortaleza- CE um almoço-debate promovido pelo Lide Ceará (Grupo de líderes empresariais do Ceará). Quem comandou o encontro foi o ministro da Educação, ex-governador do Ceará, Camilo Santana.

Com os principais líderes do ramo empresarial do Estado, o encontro tinha como tema: “Um Novo Horizonte para a Educação no Brasil e o Impacto na Economia e na Sociedade“.

Camilo destacou a atuação do governador Elmano de Freitas e as ações do colega petista no comando do Estado, declarando que Elmano é uma pessoa ”humilde” e ”determinada” e que está disponível para ouvir os diversos ninchos que precisam ser ouvidos em serviço para o Ceará. “Humildade, de simplicidade, pra mim é uma característica importante de qualquer líder, de qualquer gestor. É uma pessoa pragmática e resolutiva, e está muito empolgado e muito determinado para ajudar que o Ceará continue crescendo se Deus quiser”, falou petista.

O ministro também falou sobre as mudanças que o setor educacional nacional está vivenciando sob o seu comando, salientando por exemplo a questão do Novo Ensino Médio que, segundo ele, necessita de aperfeiçoamentos.

De acordo com Camilo a proposta aumenta a carga horária, cria novos itinerários, as disciplinas básicas e novas disciplinas optativas: ”O problema é que muitas vezes nem toda escola pode oferecer todos esses itinerários. Às vezes uma escola só faz o itinerário, sei lá, de Matemática, um aprofundamento em Matemática, e o aluno não gosta de matemática, a vocação dele é Português. Como vai fazer? Imagine o jovem que não gosta de matemática, a vocação dele é Português, mas só tem o itinerário de matemática, então vai ter que fazer a prova de matemática do Enem”.

Na sua conta do twitter Camilo expôs o encontro: ”Investir em Educação sempre será o melhor caminho de uma nação que quer ser desenvolvida e igualitária para todos e todas. Foi o que reforcei, nesta sexta-feira (31), ao setor produtivo do Ceará”.

O atual ministro da educação agradeceu ao debate produtivo promovido pelo ao grupo empresarial.”Na oportunidade, destaquei os três pilares do nosso trabalho à frente do MEC para garantirmos um futuro digno às nossas crianças e jovens: alfabetização na idade certa, ensino em tempo integral e conectividade nas escolas. Com diálogo e comprometimento, vamos colocar a Educação na rota certa mais uma vez”, finalizou.