Pacujá : JOVENS CAATINGUEIROS DA COMUNIDADE DE SÃO TOMÉ, ZIPU E JOVENS AMBIENTALISTAS DO MUNICÍPIO DE PACUJÁ, DIZEM "SIM", A FESTA ANUAL DAS ÁRVORES - FFA 2023, PATROCINADA PELA SEMA - SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, EM SINAL DE RESPEITO AO BIOMA CAATINGA E AO CEARÁ.

Blog do  Amaury Alencar
0




No período de 26 a 1º de Abril, a SEMA - SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, realizará e patrocinará a FESTA ANUAL DAS ÁRVORES - FAA 2023, com uma série de atividades em prol da sustentabilidade ambiental especialmente do Bioma Caatinga, onde moramos e vivemos, felizmente, a Secretaria Estadual do meio Ambiente VILMA MARIA FREIRE DOS ANJOS e os técnicos da referida Secretaria de Estado, tem sensibilidade e respeito ao Meio Ambiente, a mesma está dando suporte ao municípios cearenses, para esta empreitada.

O Projeto Jovens Caatingueiros da Comunidade de São Tomé e o Projeto Jovens Ambientalistas de Pacujá irmanados no mesmo propósito, estarão de mãos dados e unidos em prol do êxito desse evento em nosso Estado. Lembrando que ambos projetos, tem um histórico de lutas e de sucesso no município que é referência.

Neste período, haverá caminhadas, aulas de campo, distribuição e plantação de mudas, concursos de cartazes sobre a importância das árvores nativas, rodas de conversas e visitas "in loco" nos locais das ações da edição passada.
O ponto alto das festividades em Pacujá, será uma aula de campo na NASCENTE DE SÃO TOMÉ que estava adormecida há mais de 40 anos e com a ação ambiental dos Jovens Caatingueiros, a nascente renasceu como um Milagre da Natureza. As crianças têm responsabilidade e sabem que as ÁRVORES significa VIDA, sem elas, pereceremos.

Um dos ensinamentos de ambos projetos é com a CAATINGA, sua FAUNA e sua FLORA é preciso preservar para fazer frente às mudanças climáticas. Nosso Bioma é um dos mais dinâmicos a nível planetário e, por esta razão, seremos fadados ao sucesso. Diz com entusiasmo o ambientalista Jorge de Moura que está a frente de ambos projetos de cunho ambiental, social e cultural.

APOIAM INCONDICIONALMENTE O PROJETO - A SEMA -Secretaria Estadual do Meio Ambiente através da COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARTICULAÇÃO SOCIAL - COEAS, Paróquia de São João Batista e Associação Comunitária de Zipú, São Tomé e Bananeiras.

A comunidade de São Tomé está se preparando para inaugurar a GRUTA em HOMANAGEM a NOSSA SENHORA DE LOURDES preconizada pelo Projeto Jovens Ambientalistas através do líder DAVI GOMES de apenas 8 anos, uma das maiores surpresas pelo conhecimento do Bioma Caatinga e amor ao Meio Ambiente. Ele liderou a arborização do entorno da Nascente em São Tomé e junto com seus companheiros do projeto, fizeram o que os adultos não tiveram a iniciativa. As crianças são ousadas e fazem a cousa acontecer e assim, o Meio Ambiente vai ganhando.

Do lado da SEMA a equipe técnica tem dado atenção aos pleitos que lhes chegam, SÉRGIO MOTA que é orientador de Célula, junto com seus companheiros, tem sido um entusiasta das ações ora desenvolvidas em nosso Estado e nos municípios, quiçá, Pacujá.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)