![]() |
| Foto: Divulgação |
Acessibilidade e contato com a natureza andam de mãos dadas na Reserva Natural Serra das Almas, localizada entre os municípios de Crateús, a 185 quilômetros de Fortaleza, e Buriti dos Montes, no Piauí. A unidade anunciou a criação de uma trilha específica para pessoas com dificuldade de locomoção. Para acolher o público, o local recebe uma série de adaptações na estrutura de visitação.
A ação faz parte do projeto “No Clima da Caatinga”, desenvolvido pela Associação Caatinga, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Para facilitar a locomoção no interior da reserva, técnicos do projeto instalaram banheiros adaptados, espaços de apoio e cadeiras para banho nos quartos do Centro de Visitantes. Também estão sendo construídas rampas de acesso a todos os cômodos.
O coordenador geral da Associação Caatinga, Daniel Fernandes, afirma que o objetivo das intervenções é tornar o contato com a natureza uma experiência cada vez mais acessível. “A Serra das Almas é um local ideal para quem quer ter um contato direto com a rica biodiversidade do semiárido e, agora, estamos realizando adaptações nas estruturas de visitação para garantir que mais pessoas possam visitar nossa unidade de conservação com conforto”.
O trecho com trilha acessível tem percurso de aproximadamente 500 metros e foi construído com material resistente e de largura necessária para comportar as dimensões de cadeiras de rodas e outros dispositivos usados por pessoas com baixa mobilidade, tais como muletas, bengalas e andadores. A área pavimentada está sendo ampliada com piçarra, material feito com pedras serradas e cimento, para estender ainda mais o percurso do passeio.
Todos os visitantes com deficiência física têm acesso a uma cadeira adaptada projetada para trilhas com maior grau de dificuldade. A reserva disponibiliza alojamento, refeitório, laboratório e auditório para os frequentadores do local. Os passeios podem ser agendados por meio do site do projeto.
O Povo
