O prefeito de Salitre de Salitre Dodô de Neoclides, em companhia da secretária de desenvolvimento agrário do município ´Luzente Andrade, assinou o termo de adesão do garantia Safra na manhã desta sexta feira (10), em solenidade que ocorreu no palácio da abolição em Fortaleza, ao lado do Governador Elmano de Freitas do secretário de desenvolvimento agrário do Ceará Moisés Braz.
ao Blog do Amaury Alencar, Dodô de Neoclides, enfatizou que o garantia safra ira garantir ao trabalhador rural o recebimento de uma parcela em caso de irregularidade na quadra invernosa, mediante uma parceria envolvendo os Governo municipal, estadual e Federal respectivamente.
Estou trabalhando intensamente para que possamos contemplar com essa ação de um bom numero de trabalhadores, destacou ele.
São contemplados agricultores com renda mensal de até um salário-mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%
O governador Elmano de Freitas defendeu que a prioridade é apoiar os trabalhadores e trabalhadoras rurais e garantir segurança alimentar. “Na agricultura é a natureza que decide a hora de começar ou parar de trabalhar. A perda de safra para nós do Nordeste é muito comum com a seca, já no Sul é geada e em diversas regiões são as enchentes. Isso gera um grande problema para os agricultores e para o País. O Garantia Safra é uma política de convivência com a seca é muito importante para nós. O Estado do Ceará está investindo mais de R$ 70 milhões nessa essa ação, que tem a colaboração de municípios, Estado, União e agricultores. Efetivamente, esperamos não poder não precisar usar. A previsão é de boas chuvas, portanto estamos nos preparando para anos futuros”, afirmou.