Escolas Públicas de Acaraú transformam restos de comida em gás de cozinha e fertilizantes

Blog do  Amaury Alencar
0

                                    


A Prefeitura Municipal de Acaraú, através da SEMMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente, desenvolve um projeto pioneiro no Ceará de reciclagem de resíduos orgânicos em escolas da Rede Pública Municipal de Educação.


Quatro escolas públicas de Acaraú (E.E.I.E.F Manoel Duca Da Silveira, EEIEF Roque Lopes de Araújo, EEIEF João Jaime Ferreira Gomes, EEIEF Deputado José Filomeno), tornaram-se referência para outras instituições de ensino no Brasil quando a pauta é sustentabilidade. Isso porque há mais de um ano, colaboradores das referidas escolas coletam sobras da merenda escolar e inserem em um biodigestor, equipamento utilizado para o tratamento de efluentes e resíduos orgânicos. 





O equipamento, de fabricação israelense, acelera o processo de decomposição da matéria orgânica por meio da ausência de oxigênio, tendo a missão de transformar os restos de alimentos em gás de cozinha e biofertilizante. A estrutura do equipamento pode ser usada, ainda, para tratar o esgoto em escolas que não possuem saneamento básico.



O gás é usado na cozinha da própria escola para preparar as refeições dos alunos e colaboradores, diminuindo, assim, os gastos do erário público com a compra de botijões de GLP. Já o chorume, oriundo da decomposição do lixo orgânico, permite a sua utilização como um excelente adubo natural, servindo como fertilizante para as hortas implantadas em cada uma das unidades educacionais com o biodigestor. 


Os recursos aplicados para a aquisição dos equipamentos foram provenientes de conversão de multas ambientais ou mediadas de mitigação ambiental de empresas que investem no município de Acaraú e, cujas atividades possuem algum nível de impacto ao meio ambiente local.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)