Habitantes de Aiuaba que não fizeram o Censo do IBGE terão nova chance

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Habitantes do município de Aiuaba que ainda não participaram do Censo do IBGE ainda poderão ser entrevistados pelos recenseadores. A informação foi divulgada pelo Prefeito Ramilson Moraes (PSD), que está muito preocupado com os resultados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografica e Estatísca.

O município teve uma redução significativa da população, o que acarretará queda de receitas e dificuldades administrativas para garantir a continuidade de programas assistenciais voltados para os diversos segmentos da sociedade local. Em julho de 2021, segundo o IBGE, Aiuaba tinha uma população estimada em 17.584 habitantes, e com o Censo de 2022, o número caiu para 13.661 pessoas residentes no município. Foram 3.923 pessoas a menos.

Com isso, o coeficente do FPM, que é a principal receita do município cai de 1,2 para 1,0. Além disso, também haverá queda no repasse de impostos estaduais, compromentendo as finanças da Prefeitura de Aiuaba. O repasse da cota do Fundo de Participação dos Municípios é feito com base no número de habitantes.

Ramilson teme que a redução da população implique ainda em perda de representatividade na Câmara Municipal, com a diminuição do número de vereadores.

O Prefeito de Aiuaba entrou recurso no Tribunal de Contas da União, seguindo orientação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e também ingressou com Ação da Justiça Federal, para reverter a situação, mantendo as receitas atuais. O TCU e a Justiça Federal consideraram improcedentes e negaram os pedidos apresentados pelo gestor.

Nova chance para o recenseamento

A Prefeitura de Aiuaba e o IBGE estão orientando a quem mora no município de Aiuaba e ainda não fez o Censo, que entre em contato pelo telefone 137, a qualquer dia da semana, no horário de 8h às 21:30h.

Repórter Wilrismar Holanda

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)