![]() |
| Foto: Fco Fontenele |
A Operação Carro-Pipa, que distribui água potável a moradores do semiárido nordestino atingidos pela seca, foi retomada neste mês em 28 cidades do Ceará, segundo informou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O abastecimento emergencial estava suspenso desde novembro, após cortes no orçamento pelo Governo Federal.
O programa é dividido em três ciclos anuais. O primeiro, iniciado em janeiro deste ano– e que vai até abril–, atende um número menor de municípios na comparação com o último ciclo de 2022. Entre setembro e dezembro, 34 cidades estavam cadastradas na Operação. Na retomada da força-tarefa, os municípios de Arneiroz, Aiuaba, Catunda, Palmácia, Catarina e Monsenhor Tabosa ficaram de fora do abastecimento.
Conforme Priscila, o reconhecimento federal da situação de emergência em Catunda está sob análise da Codec desde o dia 16 de janeiro. Não há prazo para a conclusão do processo. Enquanto o abastecimento do Exército não é retomado, os moradores recebem água dos carros-pipa da Prefeitura, mas em menor quantidade e frequência.
