
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou nesta terça-feira (27), que está estudando a possibilidade de realizar alterações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para serem aplicados a partir de 2024. O intuito da análise sobre as avaliações é verificar o conteúdo que será utilizado nas provas para os candidatos.
De acordo com Camilo, o Ministério da Educação (MEC) estaria iniciando novos trabalhos com um grupo de estudos que está analisando o conteúdo que será inserido nas provas do Enem, as alterações devem ser válidas para 2024. Uma alteração na área da educação, que também está prevista é o novo Ensino Médio, que deve ter o aumento da carga horária e a inserção do ensino profissionalizante no currículo dos estudantes. Porém, algumas questões estão sendo analisadas pelo ministério como as condições de alguns municípios aderirem às alterações no modelo de ensino.
O novo modelo do Ensino Médio está previsto em alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBI), por meio da lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.