Realizada a desapropriação do terreno, o passo seguinte é a confecção do projeto, para que, então, seja encaminhada a licitação.
“Esse aeroporto, por mais que esteja localizado em Morada Nova, vai servir muito bem a todos os municípios do Vale do Jaguaribe. Eu viajo tentando trazer empresas para gerar emprego para este município, e a primeira pergunta que recebo de empresários é sempre 'tem aeroporto em sua cidade?'. Agora podemos dizer que Morada Nova terá um aeroporto, para cada vez mais atrairmos emprego e renda para o nosso município”, enfatizou Wanderley Nogueira, prefeito de Morada Nova.
Estrutura
O aeródromo será construído em uma área de aproximadamente 230 hectares e ficará localizado na CE-265, Km 64, no Distrito Pedras, em Morada Nova. O projeto inicial de construção do novo Aeroporto do Vale do Jaguaribe, que já tem a autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), prevê uma pista de pouso e decolagem de 1.800 metros, pista de taxiway, pátio de aeronaves e terminal de passageiros com cerca de 600 metros de área construída.
“O aeroporto vai ter uma característica muito forte de carga. Quando tiver carga, e vamos ter, com certeza, essa pista estará capacitada para receber aeronaves de médio porte, que para a gente é grande, com todos os equipamentos de segurança que vão garantir que esse aeroporto seja homologado o mais rápido possível depois da conclusão. Vamos colocar a região em um outro patamar de desenvolvimento”, enfatizou Lúcio Gomes.
A escolha da localização levou em consideração a proximidade com o centro da cidade e o acesso às principais rodovias da região, além de ser uma área pouco povoada, predominantemente plana e baixos impactos ambientais. |