A CeArt fez a doação da matéria-prima para a produção das peças artesanais e móveis para a decoração do ambiente. “A associação tem uma atividade ampla no município que atinge várias tipologias, além das que são trabalhadas lá dentro, e isso é de suma importância para a manutenção dos artesãos na atividade de forma sustentável e inclusiva gerando renda e movimentando a economia do município”, destaca a coordenadora do Desenvolvimento do Artesanato do Ceará, Patrícia Liebmann.
Segundo a vice-presidente da Artemb, o apoio da CeArt e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi fundamental para esse resgate da técnica do bordado boa-noite e para o desenvolvimento da associação. “Começamos a andar com a CeArt. Quando mandamos os primeiros produtos e fizeram os pedidos nós nos empolgamos e realmente vieram as vendas que desejávamos. Foi quando vimos que precisávamos de um local para expor no município”, relata.
Resgate cultural
A associação existe há doze anos e foi com a família que a maioria das associadas aprendeu a técnica do bordado. “Minha mãe era de uma família muito humilde e bordava com agulha do espinho do mandacaru. Ela aprendeu com a madrinha dela enquanto minha avó fiava e fazia renda de parede”, conta Zuleide.
Ao realizar um mapeamento de artesãos do município, Zuleide descobriu Lindalva, uma senhora de 80 anos que dominava a técnica do bordado boa noite, uma variação da técnica redendê trazida de Portugal e que no Cariri ganhou o nome da flor típica da região. “Ela e a família eram os únicos do município que sabiam fazer o bordado, então realizamos uma capacitação, trouxemos o bordado boa-noite para a associação e tornou-se nosso carro-chefe”, explica Zuleide.
Junto com o designer Lucas Costa, 27, também do Barro, a associação identificou potenciais tipologias e grupos artesanais do município e implantou duas escolas de saberes para a transmissão de técnicas artesanais nos distritos de Iara e de Cuncas. “Conseguimos junto com a CeArt iniciar o resgate do rechilieu e estamos trabalhando para que outros trabalhos sejam resgatados e levados adiante. Numa cidade tão pobre como a nossa, que mais de 90% da população vive de benefícios sociais, temos que pensar o artesanato como escape, como fonte de renda que dá para abraçar muitas pessoas”, ressalta o designer.
Serviço:
Inauguração Loja Artesanato do Barro
Data: 17 de dezembro, Sábado
Endereço: Rua José Pereira das Neves, 205 – loja 4 – Pousada Cariri – Barro, Ceará
*Governo do Ceará
