A Barragem do Trici, responsável pelo abastecimento de água da cidade de Tauá aumentou seu volume hídrico após as chuvas caídas entre a noite da última quinta-feira (03) e a manhã de hoje (07).
O administrador do reservatório, José Mota, informou ao Blog do Wilrismar, que a soma das precipitações registradas durante o final de semana pelo pluviômetro do Dnocs no local, atingiram a 100mm, aumentando o volume hídrico em cerca de 10 centímetros, atingindo em torno de 2 milhões 700 mil metros cúbicos. Já no monitoramento feito pela Cogerh, a Barragem acumula 1 milhão 520 mil metros cúbicos, ou 11,52% da capacidade total. A diferença de volume ocorre porque a Cogerh calcula o índice de assoreamento do reservatório.
Com esse pequeno aporte, o manancial ganha fôlego para continuar abastecendo a cidade de Tauá enquanto a Cagece e Cogerh concluem a construção da nova Adutora do Açude Arneiroz II, que passará a fornecer água aos tauaenses a partir do mês de dezembro.
Outros açudes
O Gerente Regional da Cogerh em Iguatu, Isaac Dias, disse à reportagem que em Tauá, além da Barragem do Trici, também tiveram aporte hídrico, os açudes, Broco (14 cm) e Favelas (10cm).
O açude Rivaldo de Carvalho, em Catarina aumentou seu volume em 8 cm.
Wilrismar Holanda