.jpeg?f=default&$p$f=a59b164)
Apesar de pouco conhecido, o município de Mauriti, encravado na região do Cariri Oriental, tem hoje uma das grandes riquezas do patrimônio arqueológico, que é a pedra do letreiro onde deveria se ter mais incentivo para visitações e uma melhor política de valorização.
lá as figuras estão gravadas na chamada Pedra do Letreiro, numa localidade rural a cerca de 9 quilômetros da sede da cidade. os desenhos também são antropomorfos, mas bem mais detalhados. "O corpo, a cabeça, o braço, inclusive montado em posições. Figuras com mãos nas cinturas, com vestimentas, uma espécie de cocar. Uma figura emblemática é o dorso contra dorso, duas figuras humanas de costas para outra.
O historiador Evanildo Simão, de Mauriti, acredita que ainda falta um trabalho educativo na parte patrimonial em seu município. "Lá, poderia ser instrumento de capacitação, formatação de novos atores na área arqueológica. Seria importante para a população perceber a importância e entender como se deu o povoamento da região", observa.
a reportagem do Blog do Amaury Alencar, irá procurar o instituto do patrimônio Histórico Iphan, para saber que espécie de preservação pode ser adotada, a fim de que se tenha uma política de preservação deste importante sítio arqueológico, bem como cobrar a secretária de cultura do município, uma linha de ações com projetos voltados para um maior incentivo, afim de tornar mais conhecido e sobre tudo, fomentando o turismo arqueológico no município.